Frente do trânsito reivindica relatoria da MP que proíbe venda de bebida alcoólica

Feb 14 2008
(0) Comments

Diário da Manhã – passo Fundo, 14/2/2008

O presidente da Frente Parlamentar do Trânsito Seguro, deputado Beto Albuquerque (PSB-RS), vai reivindicar ao presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, a relatoria da medida provisória que vetou a venda de bebidas alcoólicas nas rodovias federais. Albuquerque também pedirá a preferência para votação do projeto que torna mais rigoroso o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para os casos de homicídio, embriaguez e participação em rachas. Essas foram as decisões tomadas nesta quarta-feira de manhã em reunião do grupo parlamentar que se dedica às questões do trânsito.

A proposta, protocolada em dezembro, é a síntese de inúmeros projetos sobre trânsito que tramitavam na Casa há vários anos. Os deputados defendem maior investimento público em educação, sinalização e fiscalização como medida para reduzir o número de acidentes no trânsito. “Os governos dão o mau exemplo ao não cumprir o código de trânsito. Poderiam começar por investir mais recursos do Funset (fundo de recursos arrecadados com multas) no reforço da fiscalização nas estradas e em campanhas educativas”, afirma. “Só aumentar multas ou proibir venda de bebida não resolve essa tragédia brasileira. E ainda assim, é preciso dizer aonde vai aplicar o dinheiro”

Beto acredita que as medidas anunciadas pelo governo deveriam vir acompanhadas de um plano de investimentos na área de trânsito, com incremento de recursos. Ele sugere a liberação de parte do R$ 1,2 bilhão acumulado no Funset desde o governo de Fernando Henrique Cardoso. “Os governos também têm de fazer a sua parte, dar o exemplo para a sociedade.” Apesar disso, ele considera positivos vários pontos do projeto encaminhado pelo governo, como o que aumenta a pena para quem disputar rachas, por exemplo.