Editorial

Feb 18 2008
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Diário Popular – Pelotas, 18/2/2008
 

É tradição da Metade Norte do Estado unir as forças comunitárias sempre que estão em jogo interesses dos seus municípios. Representantes dos principais segmentos, públicos e privados, posicionam-se coesos para sensibilizar as autoridades competentes na busca das soluções almejadas. Delegações de prefeitos, vereadores, empresários e demais expoentes da sociedade civil já não surpreendem os altos escalões dos governos por serem freqüentes e pela veemência na sustentação dos seus pleitos. Dessa forma, acabam por celebrar resultados positivos. É um dos fatores do desenvolvimento e do progresso regional.

A Metade Sul, particularmente a Zona Sul, ordinariamente não se pauta pela mesma estratégia. Parece ter uma visão mais seletiva, e talvez menos agressiva (no bom sentido), no trato dessas questões. Mas, isso não impede que mobilize suas lideranças, envolvendo todos os segmentos da comunidade, em situações mais complexas e de maior abrangência, que sugiram uma ação conjunta, em aditamento ao eficiente trabalho realizado há mais de 40 anos pela Associação dos Municípios (Azonasul).

É o que se observa no caso presente da duplicação da BR-392, entre Pelotas e Rio Grande. Esse trecho rodoviário, mais do que às duas principais cidades, interessa ao desenvolvimento da Região, e até do Estado. Pois, diante da provável retirada da obra da lista de prioridades de 2008 do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a reação foi imediata e se projetou logo em todos os círculos.

Somando-se ao vigoroso movimento pela duplicação do trecho, as Câmaras Municipais de ambas as cidades realizaram reunião conjunta, concretizando uma iniciativa que o bom senso recomendava há décadas: a união em defesa de pleitos de interesse da Região. Após a histórica reunião, memorial foi elaborado para ser entregue ao ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, em audiência marcada para hoje, na capital federal, com a participação das lideranças políticas, econômicas e da sociedade civil em geral, reafirmando a importância de a obra ser mantida no PAC para realização imediata.
Também integram a comitiva como representantes da bancada gaúcha na Câmara os deputados Cláudio Diaz (PSDB) e Beto Albuquerque (PSB). Vice-líder do Governo na Câmara, Beto tem chegado aos limites da irresignação na cobrança em todas as instâncias do início já, da duplicação, sem prejuízo de posterior adequação do contrato com a concessionária. O prefeito Fetter Júnior, de Pelotas, que compartilha desde a primeira hora desse vigoroso movimento, confirmou presença na audiência de logo mais, juntamente com seu colega de Rio Grande, Janir Branco, entre outras autoridades.

A expectativa geral é de que os estudos técnicos e jurídicos em andamento na Casa Civil do Palácio do Planalto concluam pela improcedência dos alegados obstáculos legais, em consonância com o que indicam resoluções do Tribunal de Contas da União (TCU) e acórdão publicado pelo mesmo órgão, dirimindo casos análogos. Essa obra é reivindicada há mais de três décadas. O projeto data de 2002. Agora, seis anos depois, com licitações aprovadas e tudo o mais, não se admite que o início da construção seja novamente adiado.