Construção civil e setor moveleiro ganham cursos

Mar 01 2008
(0) Comments
Diário da Manhã – Paso Fundo, 1/3/2008

O primeiro passo para a implantação de novos cursos de qualificação na Unidade Descentralizada de Passo Fundo (Uned) do Cefet de Pelotas foi dado no final da tarde de quinta-feira durante reunião no escritório do deputado federal Beto Albuquerque (PSB/RS), em Porto Alegre. Segundo Beto, a intenção é formar novos profissionais para os mercado da construção civil e setor moveleiro. Participaram do encontro o secretário de Desenvolvimento, Claudemir Bragagnolo, o diretor do Cefet/Pelotas, Antônio Carlos Brod,o presidente dos Sinduscom, Plínio Donassolo, e o presidente da Comovel, Nelson Vopi.

Serão oferecidas 360 vagas distribuídas em oito cursos – 200 para carpinteiro, 80 para pedreiro, 40 para ferreiro, 20 para assentador de cerâmica, 20 para encanador, 40 para marceneiro, 40 para servente e 20 para eletricista.  Albuquerque já está captando recursos, na ordem de R$ 200 mil, junto ao Ministério da Ciência e Tecnologia, através da Secretaria de Inclusão Social. "Estamos aguardando a votação do Orçamento Geral da União para repassar os recursos para o Cefet/Pelotas." O deputado disse no encontro que a falta de mão de obra qualificada é um bom problema. "Isso demonstra que o país vem crescendo e o setor da construção civil vive um bom momento, o que prova a política correta do governo Lula de incentivar setores fundamentais da economia. Por isso, é fundamental, também, investirmos na qualificação de pessoal. Investir na formação é investir no futuro do país, e isso é decisivo para o desenvolvimento soberano", disse.

Já o secretário de Desenvolvimento Claudemir Bragagnolo destacou a importância dos cursos. Estamos construindo novas indústrias, em especial empresas na área de logística, e há uma demanda grande de moradias. "Por isso, os cursos vêm em um momento importante e serão fundamentais, inclusive, para que estas obras mantenham seus cronogramas". Destacou ainda o apoio que o município vem recebendo do deputado Beto Albuquerque. "Este é mais um recurso que vem para Passo Fundo viabilizado por Beto junto ao MCT, que desde o primeiro mandato do presidente é administrado pelo PSB".

Atualmente, a Uned conta com cursos de mecânica e informática. Além da unidade em Passo Fundo, mais três escolas foram criadas no Estado: Charqueadas, Santo Augusto e Júlio de Castilhos. Este ano serão construídas escolas em Erechim, São Borja, Santa Rosa, Osório e Bagé. Para 2009, ficaram Venâncio Aires, Porto Alegre e Camaquã. Em 2010, serão construídas escolas em Caxias do Sul e Panambi.