Lula cobra de partidos aliados pressa na votação de MPs

Mar 25 2008
(0) Comments

A Tarde On Line, 25/03/2008

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrou hoje dos partidos aliados ao governo, durante reunião do conselho político, pressa na votação das 23 medidas provisórias (MPs) que estão em tramitação no Congresso (Câmara e Senado), 13 das quais trancam a pauta da Câmara. A cobrança de Lula foi relatada pelo senador Renato Casagrande (PSB-ES) e pelo deputado Beto Albuquerque (PSB-RS). No encontro, realizado no Palácio do Planalto, o presidente disse, segundo Casagrande e Beto Albuquerque, que “quem tem maioria tem de exercer a maioria”.

Lula disse também: “Não podemos fazer coro com lamúrias da oposição ou mesmo de setores do governo. Temos de votar. Não adianta choramingar.” O senador do PSB do Espírito Santo e o deputado do PSB do Rio Grande do Sul afirmaram ainda que ele pediu que os partidos aliados não tentem resolver as questões fazendo o jogo da oposição.

O presidente referia-se, entre outros, ao PR, que tem ameaçado fazer obstrução às votações, e também a setores do PMDB. “Não adianta o Corinthians, que não anda bem, pedir ao adversário para lhe dar um gol”, segundo, de acordo com o relato. Depois de ouvir aliados defenderem, na reunião, proposta para definir, no Congresso, que uma MP passe a trancar a pauta sempre que a maioria assim decidisse, reagiu: “Ah, se tem maioria para destrancar (a pauta), por que já não votam as matérias?”

Agencia Estado