Inaugurado o Marco da Literatura
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Beto na Mídia
- Tags:
Diário da Manhã – Passo Fundo, 29/3/2008
Solenidade foi marcada pelo anúncio de mais investimentos por parte do Ministério do Turismo.
O município de Passo Fundo vivenciou, na manhã desta sexta-feira, 28 de março, um momento marcante. Ao mesmo tempo em que era inaugurado o Marco da Capital Nacional da Literatura, situado na praça Armando Sbeghen, junto à ponte sobre o rio Passo Fundo, as autoridades presentes anunciavam mais investimentos. Até o final deste ano, o Ministério do Turismo vai liberar um novo montante de recursos para a construção de outros quatro espaços dedicados aos livros e à literatura. Já do Projeto Mais Cultura, vinculado ao Ministério da Cultura, será destinada uma verba que contemplará o projeto para a nova biblioteca pública, que será referência no Brasil.
Autoridades políticas, acadêmicas, representantes de entidades, empresários e leitores participaram da cerimônia de inauguração do Marco da Capital Nacional da Literatura, que tem o objetivo de consolidar o título obtido por Passo Fundo em janeiro de 2006 como Capital Nacional da Literatura. A partir de agora, atividades especiais passam a ser oferecidas no local, que tem como atrações a Árvore das Letras; o Monumento aos Tropeiros, numa alusão à origem do nome Passo Fundo; um quiosque multimidial com livros, revistas e jornais, acesso à Internet, além de dois túneis em metal revestidos com placas de policarbonato, onde estão adesivados textos literários, trocados a cada 15 dias, para leitura e fruição dos visitantes. A construção do espaço cultural contou com incentivos do governo federal, através do Ministério do Turismo, contrapartida municipal e apoio da iniciativa privada.
O reitor da UPF, Rui Getúlio Soares, agradeceu a todos os que se envolveram com o projeto de construção do Marco da Capital Nacional de Literatura. "Este espaço é uma honraria aos cidadãos passo-fundenses e aos visitantes, que virão cada vez mais participar do turismo cultural e educacional que já se desenvolve neste município", enfatizou, lembrando o compromisso da UPF, ao longo de seus 40 anos, com o desenvolvimento regional e a formação de profissionais-cidadãos. Em nome do Ministério do Turismo, o chefe da Assessoria Parlamentar Paulo Pires de Campos, afirmou que Passo Fundo encontrou uma forma de trazer o turista mais qualificado, voltado à área cultural. "Cultura e turismo estão sempre juntos. Por isso, com os recursos liberados pelo Ministério, outros quatro espaços semelhantes a este devem estar
concluídos até o final deste ano", disse. Já o representante do Ministério da Cultura e coordenador Nacional do Livro e da Leitura, Jéferson Assunção, parabenizou Passo Fundo por ter mais um evento em prol da literatura, especialmente em 2008, ano do centenário da morte de Machado de Assis. "Que a cultura da leitura se esparrame por toda a sociedade. É isso que se faz em Passo Fundo", considerou.
O deputado federal Beto Albuquerque, autor da lei que desde 2006 torna Passo Fundo a Capital Nacional de Literatura, lembrou a caminhada de pessoas e entidades em prol da leitura. "Somos merecedores da continuidade desse projeto", garantiu. Ele reiterou a liberação de recursos para as praças Capitão Jovino (Bairro Santa Terezinha) e Antonino Xavier (em frente ao Hospital da Cidade), além de dois canteiros centrais da Avenida Brasil, para a construção de espaços de estímulo à leitura. "Que venham os visitantes conhecer essa cidade comprometida com o turismo e com a cultura", pontuou.
A coordenadora das Jornadas Literárias, professora Tania Rösing, uma das
idealizadoras do Marco da Capital Nacional de Literatura, ressaltou a realização de ações compartilhadas junto a uma equipe de pessoas abnegadas, a quem denominou de "escravos da leitura". "Agradeço aos apoiadores financeiros, empreendedores que se envolveram com este projeto, aos 'loucos' pelo progresso desta cidade, pela educação e pela cultura. Graças a isso vamos ter mais espaços destinados à literatura, à leitura e às letras", referiu.
Na opinião do deputado estadual Luciano Azevedo, a inauguração do Marco é um momento importante para a cidade. "Passo Fundo comemora o fato de que a literatura está presente, próxima, viva na vida de todos os seus cidadãos", comentou, declarando que o trabalho agora deve ser para que as ações permaneçam e se fortaleçam. Já o prefeito Airton Dipp, agradeceu a todos os parceiros das iniciativas que trazem desenvolvimento sustentável ao município. "Nossa cidade está crescendo, gerando empregos e transformando a vida de seus cidadãos", resumiu. A solenidade de inauguração contou igualmente com a presença do representante da Câmara de Vereadores, Valdir Mendes; do deputado estadual Gilmar Sossella; do presidente da FUPF, Irineu Clóvis Xavier; da vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários, Cléa Nunes; e do presidente da Academia Passo-fundense de Letras, Paulo Monteiro.
Atrações
Momentos culturais marcaram o primeiro dia de atividades na praça Armando Sbeghen. As apresentações foram realizadas pelo Coral da UPF, Creati, grupo de Contadores de História Mundo da Leitura da UPF, apresentação de ritmos brasileiros com instrumentos de percussão e apresentação da Banda Bombeiro Mirim.