O primeiro cartão postal inaugurado
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Beto na Mídia
- Tags:
O Nacional – Passo Fundo, 29/3/2008
Solenidade marca conclusão do marco e já coloca à disposição da população atrações como a Árvore das Letras, o Monumento aos Tropeiros e quiosque multimídia. Ministério da Cultura anuncia liberação de mais recursos para implementação de biblioteca referência nacional
Texto e fotos: Raquel Vieira/ON
Foi com um discurso voltado para a audácia de transformar uma árvore de letras em monumento que a idealizadora das jornadas literárias, Tânia Rösing, inaugurou sexta-feira, acompanhada de centenas de convidados, o Marco da Capital Nacional de Literatura. A praça Armando Sbeghen ficou pequena para receber autoridades, lideranças e pessoas da comunidade que participaram da solenidade. Tânia ressaltou a necessidade de Passo Fundo começar a pensar grande em investimentos, eventos e até menções ao título que recebeu em 2006, por intermédio do deputado federal Beto Albuquerque (PSB).
Emocionada, ela lembrou da equipe que esteve envolvida durante meses para a idealização e construção do primeiro monumento, este que faz homenagem aos tropeiros. Outros quatro estão em andamento para as praças Capitão Jovino e Antonino Xavier, além de dois canteiros centrais da avenida Brasil. O projeto recebeu apoio do município, do governo federal, através do ministério do Turismo, e da iniciativa privada.
Em nome do Ministério do Turismo, o chefe da Assessoria Parlamentar Paulo Pires de Campos, afirmou que até o final deste ano será liberado outro montante de recursos para a construção de outros quatro espaços dedicados aos livros e à literatura. "Passo Fundo encontrou uma forma de trazer turista mais qualificado, voltado à área cultural", disse ele. Já o representante do Ministério da Cultura e coordenador Nacional do Livro e da Leitura, Jéferson Assunção, atrelou a inauguração do espaço ao centenário da morte de Machado de Assis. Além disso, ele destacou que até o final do ano, o Ministério da Cultura vai liberar recursos, oriundos do projeto Mais Cultura, para implementação em Passo Fundo de uma nova biblioteca pública, que será referência nacional.
As atividades
A partir de agora, atividades especiais passam a ser oferecidas no local, que tem como atrações a Árvore das Letras; o Monumento aos Tropeiros, numa alusão à origem do nome Passo Fundo; um quiosque multimidial com livros, revistas e jornais, acesso à internet; além de dois túneis em metal revestidos com placas de policarbonato, onde estão adesivados textos literários, trocados a cada 15 dias, para leitura e fruição dos visitantes.
Outros pontos
Posteriormente, túneis de policarbonato, devidamente decorados com trechos de obras de autoria local, serão instalados na praça Capitão Jovino (em frente à igreja Santa Terezinha), Antonino Xavier (em frente ao Hospital da Cidade) e dois canteiros situados em frente ao Teatro Municipal Múcio de Castro – avenida Brasil. Alguns dos túneis confeccionados em Passo Fundo já estão prontos e prestes a ser instalados. A praça do Hospital da Cidade também contará com uma árvore de letras. Os monumentos abordarão as culturas gaúcha e cômica (canteiros em frente ao teatro municipal), brasileira (praça Antonino Xavier) e universal (Santa Terezinha). Conforme a arquiteta do município, Marielen Colpani, estes outros quatro monumentos serão entregues à população até o final de 2008.
As autoridades
O reitor da Universidade de Passo Fundo, Rui Getúlio Soares, disse que o espaço promove o turismo cultural e educacional que já se desenvolve no município. O deputado federal Beto Albuquerque (PSB) lembrou a caminhada de pessoas e entidades em prol da leitura e destacou a liberação de recursos para a construção de espaços como o marco. O deputado estadual Luciano Azevedo (PPS) salientou que a cidade de Passo Fundo comemora o fato da literatura estar presente, próxima, viva na vida de todos os seus cidadãos. Já o prefeito Airton Dipp, agradeceu a todos os parceiros das iniciativas que trazem desenvolvimento sustentável ao município. "Nossa cidade está crescendo, gerando empregos e transformando a vida de seus cidadãos", resumiu. A solenidade de inauguração contou ainda com a presença do representante da Câmara de Vereadores, Valdir Mendes, do deputado estadual Gilmar Sossella (PDT) e do presidente da Academia Passo-Fundense de Letras, Paulo Monteiro.