UPF organiza campanha em defesa do Trânsito Seguro

Mar 31 2008
(0) Comments

Portal Universidade de Passo Fundo – www.upf.br, 28/3/2008

No Brasil, 35 mil pessoas morrem todos os anos vítimas de acidentes de trânsito. E foi esta trágica estimativa que impulsionou a Universidade de Passo Fundo (UPF) a organizar uma campanha educativa em busca da redução de mortes e lesões no trânsito. A campanha gráfica, elaborada na forma de 24 cartuns com recomendações em defesa da segurança no trânsito, foi entregue na manhã desta sexta-feira (28) pelo reitor da UPF, Rui Getúlio Soares, ao presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, deputado Beto Albuquerque.

Os cartuns reúnem criações de Paulo Caruso, Santiago, Moa, Kayser, Edgar Vasques, Leandro Dóro, Ronaldo Cunha Dias, Renato Canini, Bira Dantas, Ruben Castillo, Cláudio Marques e Eugênio Neves, além de texto do escritor Sérgio Caparelli. Organizado pelas professoras da UPF Tânia Rösing e Lurdes Canelles, e pelo assessor parlamentar Angelito Cassol, o folder foi elaborado graficamente pelos designers da UPF Jeferson Cunha Lorenz e Luis Hofmann Jr.

Na opinião do reitor da UPF, Rui Getúlio Soares, a vinculação da UPF a campanhas educativas do porte desta que foi entregue à coordenação da Frente em Defesa do Trânsito Seguro, demonstra mais uma vez o compromisso comunitário da instituição. “Esperamos que estas regras contidas neste material gráfico remetam os indivíduos a atitudes conscientes e responsáveis nas vias urbanas e rodovias”, enfatizou o reitor.

Ao receber a campanha, o deputado Beto Albuquerque agradeceu o apoio da Universidade na mobilização social para enfrentar este que ele considera um problema de saúde pública. “Gastamos atualmente 25 bilhões de reais por ano em saúde com acidentados. Além de fiscalização e penalidades justas, precisamos de campanhas educativas permanentes e do envolvimento de todos para uma mudança de atitude no trânsito. Esta causa é bastante nobre”, avaliou o deputado, garantindo que a campanha gráfica da UPF será largamente utilizada pela Frente Parlamentar.

Tania Rösing espera que esta ação educativa, com o objetivo de preservar a vida e a integridade das pessoas, obtenha êxito. “A linguagem bem-humorada dos cartuns seduz os leitores e pode conscientizá-los sobre seu compromisso com a vida”, garantiu.

Orientações de segurança
Com linguagem de fácil compreensão e visualmente atrativos, os cartões apresentam orientações de segurança aos motoristas em casos de viagens longas, uso do cinto de segurança, sinalizações; recomendações para a segurança de pedestres, ciclistas e motociclistas; orientações de acessibilidade a idosos. Além disso, trata de orientar não somente os motoristas, mas também passageiros e mesmo pedestres sobre os cuidados que devem ter para evitar acidentes.