Países do Mercosul discutirão medidas de segurança no trânsito

Mar 31 2008
(0) Comments

Rádio Progresso Ijuí, 31/03/2008

Escrito por José Luis Bonamigo

Parlamentares integrantes das comissões de infra-estrutura e transportes dos congressos de Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela deverão se reunir em maio deste ano para discutir medidas que reduzam o índice de acidentes e mortes nas estradas e vias urbanas da região. O encontro deve acontecer em Porto Alegre, com a participação de técnicos da área.

A reunião foi proposta na manhã desta segunda-feira (31/3) pelo deputado Beto Albuquerque (PSB-RS) durante sessão do Parlamento do Mercosul, em Montevidéu. Segundo ele, a idéia é comparar levantamentos estatísticos sobre a realidade do trânsito em cada país do bloco, com o objetivo de identificar os problemas comuns e buscar soluções práticas. “No Brasil, as causas motoras de acidentes e mortes são o consumo de álcool, o excesso de velocidade, ultrapassagem indevida, atropelamento e rachas. Boa parte delas é recorrente nos demais países”, afirma.

Beto sugeriu para o encontro a definição de cinco ou seis prioridades a serem trabalhadas por todos os países, como aperfeiçoamento da legislação, padronização de procedimentos de fiscalização, ações governamentais. O deputado coordena na Câmara dos Deputados a Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro.