Um projeto ousado

Apr 11 2008
(0) Comments

Zero Hora – Porto Alegre, 11/04/2008

Na última visita ao Rio Grande do Sul, o presidente Lula foi provocado por parlamentares gaúchos a repetir o feito de Getúlio Vargas na área da infra-estrutura. Autorizar uma nova ponte sobre o Guaíba para desafogar o tráfego na direção das regiões centro e sul do Estado. A obra, se feita, poderia render dividendos eleitorais ao governo Lula, que tem quatro gaúchos no ministério – Dilma Rousseff, Tarso Genro, Nelson Jobim e Guilherme Cassel – , além do líder do governo na Câmara, Henrique Fontana (PT), e os assessores especiais Marco Aurélio Garcia e Cezar Alvarez.

Projeto 2

O senador Sérgio Zambiasi (PTB, foto) encampou esse projeto. Articulou aliança com os deputados Henrique Fontana (PT), Beto Albuquerque (PSB) e Mendes Ribeiro Filho (PMDB). Já obteve do ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, a garantia de que o estudo de viabilidade da ponte será feito.

Projeto 3

A nova ponte sobre o Guaíba, a partir do entroncamento do viaduto da Rua Dona Teodora-Castelo Branco, chegaria à Ilha dos Marinheiros. Diferente da ponte móvel, construída por Vargas, a nova ponte terá altura para permitir passagem de grandes navios, sem a interrupção do tráfego.

Projeto 4

A localização abrigaria o terminal rodoviário para a Rodovia do Parque (BR-488), obra já incluída no PAC. A ministra Dilma Rousseff tem grande simpatia pelo projeto, disse à coluna o senador Zambiasi.

Coluna Ana Amélia Lemos