Comissão de Infra-Estrutura assina propostas que serão apresentadas à Mesa Diretiva do Parlasul
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Beto na Mídia
- Tags:
Portal www.parlamentodelmercosur.org, 28/04/2008
A Comissão de Infra-Estrutura, Transporte, Recursos Energéticos, Agricultura, Pecuária e Pesca aprovou, na manhã desta segunda-feira, 28 de abril, em Montevidéu, um projeto de disposição para criação de uma Comissão Assessora técnico-parlamentar, coordenada pelo FOCEM, que será apresentado a Mesa Diretiva do Parlamento do MERCOSUL. A idéia do projeto é que as Secretarias do Parlamento do MERCOSUL e a Secretaria de Comissão trabalhem de forma coordenada com o FOCEM. Juan Dominguez, presidente da Comissão, ressaltou que “o relacionamento do Parlamento com o Poder Executivo é muito importante”.
Encontro Energético
Durante a reunião os parlamentares que compõe a Comissão também aprovaram um projeto de disposição para a realização de um Encontro de Integração Energética na cidade de Montevidéu. O evento será realizado com a participação de dois técnicos de cada país membro e dos parlamentares da Comissão.
Outro assunto tratado na Comissão foi a elaboração de um projeto de recomendação que tratará, entre outros temas, da implementação de iniciativas que estimulem o uso racional da energia elétrica. Também será pedida especial atenção ao cuidado dos recursos naturais existentes, um estudo dos impactos ambientais correspondentes e o seguimento multilateral da qualidade do meio ambiente. Este projeto será o resultado das visitas realizadas pela Comissão às usinas hidroelétricas de Itaipu e de Yacyreta. A Comissão também visitará à usina de Salto Grande para concluir a elaboração do projeto.
Primeiro parlamentar eleito pelo povo na Comissão
Durante a reunião, o presidente da Comissão ressaltou a presença do parlamentar paraguaio, Modesto Guggiari, como sendo o primeiro integrante da Comissão de Infra-Estrutura, Transporte, Recursos Energéticos, Agricultura, Pecuária e Pesca eleito pelo povo.
Guggiari é um dos 18 parlamentares paraguaios eleitos no dia 20 de abril de 2008, dia em que se realizou a primeira votação de parlamentares do MERCOSUL.