Ferrosul para pôr Rio Grande nos trilhos

Jan 17 2010
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Diário Popular – Pelotas, 17/1/2010

Editorial
No auge da discussão em torno da duplicação da BR-392, trecho Pelotas-Rio Grande, o deputado Beto Albuquerque, vice-líder do governo Lula na Câmara Federal, manifestou pela imprensa sua opinião de que, sem a realização daquela obra, não se justificariam os investimentos previstos para ampliar a capacidade operacional do porto da cidade marítima. É que ali, na confluência dessa via com a área de acesso ao ancoradouro, formava-se um dos gargalos do sistema rodoviário de transportes do Estado. De igual forma, a falta de uma ferrovia interligando o porto à rede nacional, de que nos ressentimos, mantém o Estado isolado do resto do país por essa modalidade de transportes e acarreta prejuízos de vulto ao escoamento da produção. Daí a importância da extensão da ferrovia Norte-Sul, a Ferrosul, de São Paulo até o porto rio-grandino, proposta pelos estados do Sul (Codesul) e em boa hora colocada em fase preliminar de aprovação pelo Ministério dos Transportes.

O deputado Beto Albuquerque, vice-líder do governo e coordenador da bancada gaúcha no Congresso Nacional, há pouco intermediou audiência de lideranças do Rio Grande do Sul com o ministro Alfredo Nascimento, dos Transportes, para exame do assunto. Segundo o parlamentar, a expansão da rede ferroviária, através da Ferrosul, revolucionará a infraestrutura de transporte na Região Sul e promoverá o seu desenvolvimento.

O projeto, que teve o endosso das assembleias legislativas, seria viabilizado pela criação de uma empresa ferroviária pública resultante da incorporação de Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul como sócios do Paraná na Ferroeste. Essa empresa seria denominada Ferrosul e, por acordo de acionistas, assumiria a gestão compartilhada pelos quatro estados. O governador paranaense, Roberto Requião, aceita a proposta e tomará as medidas legais necessárias à sua concretização.

Por sua vez, o ministro dos Transportes determinou à sua assessoria técnica as providências cabíveis com vistas à mudança de traçado da ferrovia Norte-Sul, permitindo sua extensão ao Porto de Rio Grande, no Rio Grande do Sul.

Neste momento em que investimentos de peso, públicos e privados, são feitos em Rio Grande, transformando-o num Polo Naval de importância nacional, o apoio do governo federal ao prolongamento da ferrovia Norte-Sul até o porto marítimo do Estado representa, ao lado da duplicação da BR-392, mais um passo indispensável aos objetivos visados pelo empreendimento e uma das melhores notícias ultimamente recebidas pelo Estado e, particularmente, pela região.

Agora é a hora das prefeituras, câmaras legislativas e entidades de classe se dirigirem aos órgãos estaduais e federais envolvidos na questão, manifestando seu apoio com vistas ao cumprimento das múltiplas etapas do megaprojeto, mediante um cronograma razoável, que não se deixe embaraçar por absurdas exigências burocráticas ou questiúnculas políticas, como é comum acontecer no país.}