Partidos apostam em lideranças para pedir votos a vereadores

Aug 20 2008
(0) Comments

Jornal do Comércio – Porto Alegre, 20/8/2008

Na estréia do horário eleitoral gratuito em rede de televisão, ontem à tarde, 16 partidos apresentaram suas candidaturas á Câmara Municipal de Porto Alegre. Durante meia hora de programação, mostraram pouca criatividade e apostaram na imagem de suas principais lideranças, como presidentes das executivas, deputados e senadores, para buscar votos para os concorrentes a vereadores da Capital.

A surpresa na programação da tarde foi a ausência dos candidatos da Frente Popular (PT/PRB/PTC/PSL) e do PHS, que entregaram com atraso as fitas de seus programas às emissoras. Por conta dessa lacuna, mais de quatro dos 30 minutos do espaço dedicado à propaganda eleitoral foram dedicados à exibição do selo do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), preenchendo o tempo não-ocupado pelas legendas, que estimavam apresentar normalmente seus programas no horário da noite.

Assim como foi veiculado pela manhã, na programação de rádio, as siglas que disputam assento na Câmara de Porto Alegre deram espaço à exibição de alguns de seus candidatos à prefeitura. Destaque para os candidatos que enfatizaram a defesa das categorias profissionalizantes, como motoboys, taxistas, professores etc.

Entre as aparições mais curiosas, um candidato se apresentou através de uma animação, outro colocou um nariz de palhaço e um terceiro chegou a afirmar que daria 25% do seu salário caso eleito.

O Partido Verde (PV) foi o primeiro a apresentar seus candidatos, com o slogan “pela vida do planeta”. Em um cartaz ao fundo da apresentação dos concorrentes a vereador, era possível visualizar as imagens dos candidatos a prefeita, Luciana Genro (P-Sol), e a vice, Edison Pereira, da coligação. O PSTU, da prefeiturável Vera Guasso, apresentou dois candidatos. Entre eles Júlio Flores, figura carimbada nas eleições, que cobrou do presidente Lula congelamento dos alimentos e aumento dos salários.

A coligação PSB – PTN, que acompanha o PCdoB de Manuela D’Ávila, veiculou depoimento do deputado federal Beto Albuquerque (PSB), pedindo apoio aos candidatos da aliança. O PTB, que apóia a candidatura à reeleição do prefeito José Fogaça (PMDB), além de apresentar candidatos, usou a imagem do senador Sérgio Zambiasi, pedindo para o eleitor “renovar o compromisso com Porto Alegre”, a partir do apoio aos vereadores do PTB. O PMDB adotou postura semelhante e deixou a cargo do senador Pedro Simon, presidente estadual da legenda, o chamamento a seus candidatos.

O PP deixou de apresentar candidatos para exibir falas dos presidentes municipais Tarso Boelter, e estadual Gerônimo Gorgen.

“Somos do PP< Partido de Porto Alegre”, disse o primeiro. O Partido Socialista Cristão (PSC) foi outra legenda que não divulgou candidatos, apenas falas de seus presidentes, e abriu seu espaço com uma animação.  PCdoB. PPS, PR, PMN, PTdoB, PSDC, DEM, P-Sol e PSDB também apresentaram candidaturas.