Quem vai ficar com Lula?
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Beto na Mídia
- Tags:
Zero Hora – Porto Alegre, 03/10/2008
Manuela e Rosário acirram briga pelo uso da imagem do presidente
Uma declaração do ministro do Esporte, Orlando Silva, no comício de Manuela D’Ávila (PC do B), deu a largada para uma nova fase na disputa eleitoral em Porto Alegre. Quem vai ficar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no segundo turno? Silva diz que será Manuela, como anunciou na quarta-feira.
– Sabe por que Lula não veio a Porto Alegre no primeiro turno? O presidente me disse hoje (quarta-feira) que já está se preparando para vir a Porto Alegre e eleger Manuela no segundo turno.
Não parou aí:
– Lula torce por Manuela. Até Tarso Genro (ministro da Justiça) sabe disso, mas não admite.
Por meio de sua assessoria de imprensa, Tarso fez saber que, ao ler a frase do ministro publicada ontem em Zero Hora, deu uma gargalhada. E respondeu no mesmo tom:
– Lula torce por Maria do Rosário. Até meu amigo Orlando Silva sabe disso, mas não contou.
No bate-e-volta, o coordenador de campanha de Manuela, o deputado federal Beto Albuquerque (PSB), endossou as palavras do ministro do Esporte, destacando que o PSB e o PC do B são “protagonistas da caminhada de Lula”, e não “marinheiros de primeira viagem”:
– Mas é claro que Lula virá se tivermos segundo turno.
Com base na suposição de que a população da Capital vê Rosário como a candidata mais identificada com Lula, a coordenação de campanha de Rosário fez pouco das declarações de Silva. Sequer colocou uma nota no site de campanha contestando o ministro do Esporte. Tarso foi o único petista de renome a reagir à provocação.
Um assessor próximo de Rosário questionou: quem teria mais credibilidade na Capital, um ministro carioca que não vota na cidade ou o ministro da Justiça, que já administrou a cidade por duas vezes e é amigo e companheiro de partido do presidente?
– Orlando tem razão em metade da frase dele. Lula virá a Porto Alegre no segundo turno com certeza, mas para apoiar Maria do Rosário – disse Júlio Quadros, ex-presidente estadual do PT e um dos coordenadores da candidatura petista.
Para coordenador, Capital é símbolo para a esquerda
Em um eventual segundo turno, Rosário deverá aposentar o Lula feito de espuma que a acompanhou em atividades de campanha na última semana. A coordenação de campanha assegura que o presidente virá a Porto Alegre em carne e osso em um eventual segundo turno. Segundo os petistas, Lula deverá participar de pelo menos uma atividade de campanha e gravar mensagem personalizada para a petista.
– Porto Alegre é um símbolo nacional para a esquerda. Para o PT, sem dúvida nenhuma, (recuperar a prefeitura da Capital) ajuda muito na pavimentação do caminho em 2010, para a Presidência – disse o coordenador de campanha Cícero Balestro.
Por ora, o Lula de carne e osso permanece como o seu clone de espuma: em silêncio.