Comissão contra o pedágio

Nov 23 2008
(0) Comments

Diário da Manhã – Passo Fundo, 23/11/2008
Grupo formado por representantes de dez cidades da região deve buscar negociação para retirada de projeto que instala posto de pedágio da RST 153

Uma comissão formada por representantes de, no mínimo, dez municípios, irá trabalhar para a retirada do projeto de instalação do posto de pedágio na RST 153. O grupo foi criado após uma audiência pública realizada na quinta-feira, dia 20, em Ernestina. Conforme a prefeita, Diná Lima da Silva, os representantes irão conversar diretamente com a Assembléia Legislativa e Governo Estadual a respeito do projeto, que prejudicaria moradores, agricultores e comerciantes da região. “Esta comissão vai tentar sensibilizar o governo e deputados para recuar com esta instalação da praça de pedágio”, destacou a prefeita.

O motivo que levou à mobilização das lideranças locais e regionais foi em relação aos critérios utilizados para a escolha do local do novo empreendimento, os prejuízos econômicos e sociais que poderão surgir com essa praça de pedágio, além da falta de informações sobre o projeto que tramita em regime de urgência na Assembléia Legislativa autorizando o Executivo Estadual a proceder o aditamento dos contratos vigentes das praças de pedágio, prorrogando-os até 2028.

De acordo com a prefeita de Ernestina não houve nenhuma discussão com os Coredes – Conselhos Regionais de Desenvolvimento, sobre o projeto que cria o pedágio. “Mesmo sendo instalado neste município os reflexos serão extensivos a toda a região que acessa a cidade de Passo Fundo, pólo regional. Também nos investimentos que estão acontecendo, como a instalação de novas indústrias no ramo do agronegócio, além dos prejuízos diretos aos usuários individuais, do comércio, da indústria e do escoamento da produção de grãos” explica Diná.

A audiência pública contou com a presença dos Coredes da Produção e do Alto da Serra Botucaraí; Amasbi – Associação dos prefeitos do Botucaraí; Sindicatos dos Trabalhadores Rurais do Município e região; deputados estaduais Gilmar Sossela (PDT); Dionilson Marcon (PT); representando o Deputado Luciano Azevedo (PPS), Ivomar de Andrade e representando o Deputado Federal, Beto Albuquerque (PSB) Fernando Muller; prefeitos; vice-prefeitos e vereadores de Ernestina, Passo Fundo, Tio Hugo, Nicolau Vergueiro, Victor Graeff, Soledade, Ibirapuitã, Mormaço, Tapejara e Barros Cassal. Além da presença de representantes de entidades, cooperativas, empresas do setor privado, associações e lideranças comunitárias.