Projeto institui Semana de Mobilização
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Beto na Mídia
- Tags:
Diário da Manhã – Passo Fundo, 4/12/2008
Proposta foi apresentada pelo deputado federal Beto Albuquerque e tem como slogan: "Neste Natal, dê um presente a quem precisa de ti pra viver".
O vice-líder do governo, deputado federal Beto Albuquerque (PSB/RS), protocolou na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei nº 4.383/08 que institui a Semana de Mobilização Nacional para Doação da Medula Óssea. Pela proposta, anualmente, de 14 a 21 de dezembro, serão desenvolvidas atividades de esclarecimento e incentivo à doação de medula óssea e à captação de doadores. Com o slogan "Neste Natal, dê um presente a quem precisa de ti pra viver: cadastre-se como doador de medula", serão realizadas diversas ações, atividades e campanhas publicitárias, em todo o país, envolvendo órgãos públicos e entidades privadas. O objetivo é informar e orientar sobre os procedimentos para o cadastro de doadores, a importância da doação de medula óssea para salvar vidas e sobre o armazenamento de dados no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME). "O projeto de lei que apresento tem como o foco o esclarecimento e a mobilização do doador voluntário, cuja compatibilidade sangüínea permite ser doador de medula óssea, em vida, sem prejuízo a sua saúde", explica o autor do projeto.
O dia 14 de dezembro, conforme Albuquerque, não foi escolhido por acaso. Foi nesta data, em 2007, que o deputado começou a viver um desafio em família para encontrar doador que permitisse fazer o transplante de medula no seu filho Pietro, 19 anos, que possui leucemia mielóide aguda. "Assim como nós, milhares de famílias no Brasil enfrentam, muitas vezes, dificuldades de encontrar doador no círculo familiar ou mesmo no Brasil", desabafa.
Para ser um doador
Será retirada por sua veia uma pequena quantidade de sangue (10ml) e preenchida uma ficha com informações pessoais. Seu sangue será tipado por exame de histocompatibilidade (HLA), que é um teste de laboratório para identificar suas características genéticas que podem influenciar no transplante. Seu tipo de HLA será incluído em um cadastro. Quando aparecer um paciente, sua compatibilidade será verificada. Se você for compatível com o paciente, outros exames de sangue serão necessários. Se a compatibilidade for confirmada, você será consultado para decidir quanto à doação. Seu atual estado de saúde será então avaliado.
>> Como doar
Qualquer pessoa entre 18 e 55 anos com boa saúde poderá doar Medula Óssea. Esta é retirada do interior de ossos da bacia, através de punções e se recompõe em apenas 15 dias. Tudo seria muito simples e fácil, se não fosse o problema da compatibilidade entre as medulas do doador e do receptor. A chance de encontrar uma medula compatível pode chegar a UMA EM CEM MIL! Por isso, são organizados Registros de Doadores de Medula Óssea, cuja função é cadastrar pessoas dispostas a doar. Quando um paciente necessita de transplante, esse cadastro é consultado. Se for encontrado um doador compatível, ele será convidado a fazer a doação. Para o doador, a doação será apenas um incômodo passageiro. Para o doente, será a diferença entre a vida e a morte.