Beto Albuquerque quer instituir Semana Nacional para Doação de Medula Óssea

Dec 04 2008
(0) Comments

A Platéia – Livramento, 4/12/2008
O deputado federal Beto Albuquerque (PSB-RS) apresentou um projeto de Lei na Câmara dos Deputados que institui a Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea. O objetivo é aumentar o número de doadores e esclarecer dúvidas da população sobre o assunto. O Brasil tem hoje aproximadamente 735 mil doadores cadastrados, nos Estados Unidos são mais de 15 milhões. O transplante de medula óssea é indicado para algumas doenças malignas que afetam as células do sangue como  leucemias, linfomas, anemias graves e imunodeficiências congênitas.
Enfermeira Tânia de Fátima Oliveira da  Silva com o prefeito Wainer Machado.

PROPOSTA
cada ano 10 mil novos casos de leucemia são diagnosticados no Brasil.

A cirurgia consiste na substituição de uma medula óssea doente por células de uma saudável, com o objetivo de reconstituir uma nova medula. O transplante só pode ser realizado caso haja total compatibilidade entre doador e receptor, caso contrário há rejeição. A chance de encontrar uma medula compatível é de uma em 100 mil.
Beto explica que muitas pessoas acreditam que o transplante de medula é uma cirurgia grave na coluna e, por isso, têm medo.

"Na realidade, esse é um dos transplantes mais simples. Basta uma punção, a retirada do sangue da medula e
a infusão no receptor para o transplante ser feito", disse. O projeto prevê que a Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea realize atividades de esclarecimento e incentivo à doação de medula óssea entre os dias 14
a 21 de dezembro. O tema da campanha será: "Neste Natal, dê um presente a quem precisa de ti para viver:
cadastre-se como doador de medula".

O parlamentar se deparou com a dura realidade quando seu filho, Pietro (19), precisou de um transplante de medula, depois de tentar outros tratamentos contra a leucemia sem sucesso.