Datafolha simula eleições para governador no RS
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Beto na Mídia
- Tags:
Diário Catarinense, 22/03/2009Datafolha simula eleições para governador no RS
Além do RS, outros cinco Estados tiveram o cenário do pleito prjetado
Se as eleições para o governo do Estado fossem hoje, a governadora Yeda Crusius (PSDB) estaria em terceiro lugar na disputa, atrás do ministro da Justiça, Tarso Genro (PT), e do prefeito de Porto Alegre, José Fogaça (PMDB). Os dados são resultado da pesquisa Datafolha divulgada na edição dominical do jornal Folha de S. Paulo.
No primeiro cenário das eleições de 2010, Tarso e Fogaça aparece com um empate técnico, 30% e 27% da preferência respectivamente. Yeda aparece com 9%, o deputado federal Beto Albuquerque (PSB) com 6%, o vice-governador Paulo Feijó (DEM) alcança 2% e o vereador Pedro Ruas (PSOL) foi o escolhido por 1%.
Fogaça aparece em vantagem, com 30%, quando a opção do PT é o ex-governador Olívio Dutra, que soma 24%. Na simulação, os percentuais de Yeda e Beto Albuquerque se mantêm.
No cenário de disputa mais acirrada, Tarso atinge 33% de preferência nos municípios da região metropolitana de Porto Alegre. Na capital, tem 28%.
Já o percentual de intenção de voto em Fogaça varia menos: na capital tem 26%; no interior, 27%. Yeda Crusius tem 10% de preferência no interior.
A vantagem de Tarso sobre Fogaça se dá fundamentalmente entre os eleitores que ganham até cinco salários mínimos. Neste público, o petista tem 30% contra 26% do peemedebista.
Outros cenários
Nos outros dois cenários, quando o possível candidato do PMDB é o também ex-governador Germano Rigotto, a vantagem dos petistas aumenta. Tarso alcança 32%, 14 pontos à frente de Rigotto (18%).
Com os dois ex-governadores na disputa, Olívio Dutra tem 27%, contra 20% de Rigotto. Nas quatro simulações feitas pelo Datafolha, varia de 11% a 13% o total de eleitores que declaram intenção de votar em branco ou anular o voto.
Com um quadro indefinido sobre os prováveis concorrentes ao governo, nenhum deles se destaca na pesquisa espontânea, levantamento em que o entrevistado cita o nome de sua preferência sem que lhe sejam apresentadas opções.
Na espontânea, dois em cada três eleitores consultados (67%) afirmam não saber em quem votarão nas eleições para governador em 2010.
O Datafolha ouviu 1.092 moradores do Estado do Rio Grande do Sul com 16 anos ou mais, entre os dias 16 e 19 de março de 2009. A pesquisa também foi realizada em outros cinco Estados. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.