DESENVOLVIMENTO-Prioridades regionais em debate

Jan 19 2010
(0) Comments

Diário da Manhã – Passo Fundo

Evento que irá contar com a presença do deputado federal Beto Albuquerque acontece na quarta-feira, 20, a partir das 10h, na Câmara de Vereadores de Passo Fundo e, em seguida, em Erechim
Com o objetivo de orientar suas ações de deputado federal e reforçar o debate que o Rio Grande do Sul tem pela frente ao longo de 2010, Beto Albuquerque (PSB) dará início nesta quarta-feira, 20, em Passo Fundo, a partir das 10h, na Câmara de Vereadores, e Erechim, a uma série de encontros em municípios gaúchos denominados “Desenvolvimento Regional: Assim o Rio Grande vai Decolar de Novo”.
O tema norteará a agenda do parlamentar em todas as cidades onde buscará se reunir com as comunidades locais para ouvir, receber sugestões e diagnósticos. Nestes encontros, Beto ouvirá representantes de Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes), universidades, associações de municípios, agências e conselhos de desenvolvimento, prefeituras, câmaras de vereadores e movimentos sociais para conhecer de perto suas prioridades e demandas. “Não há problema em solo gaúcho que juntos não possamos enfrentar e vencer, sem abrir mão de nossas diferenças, origens, ideologias e convicções. Precisamos olhar para o futuro”, afirma.
Nestes debates, Beto pretende ouvir mais do que falar. “Em todas as regiões há um acúmulo muito grande de diagnósticos e propostas. O Rio Grande tem que se desenvolver por inteiro”, alerta. Para o parlamentar, o futuro do Estado e dos gaúchos passa por ações inovadoras e convergentes nos propósitos. Além disso, ele destaca que é necessário um modelo de desenvolvimento “que agregue tecnologia ao que já produzimos e qualifique nossa gente trabalhadora cada vez mais”.
De acordo com Elmar Floss, presidente do Conselho de Desenvolvimento de Passo Fundo, mesmo não tendo mais domicílio eleitoral na cidade, o deputado federal Beto Albuquerque continua sendo um dos apoiadores do Conselho. “O deputado tem sido um importante colaborador na viabilização dos mais importantes projetos de Desenvolvimento de Passo Fundo e região, mediante busca de recursos federais”, afirmou. Floss ressalta que, entre as prioridades a serem debatidas, está a sinalização das entradas da cidade, com pórticos estilizados, caracterizados pela cultura e tradição, num resgate do projeto Passo Fundo Tchê. Também será buscado apoio para um projeto olímpico para 2016, na formação de jovens atletas locais, principalmente com foco nas escolas públicas e entidades como Assistência Social Leão XIII e Socrebe, com idéia de realizar um convênio com o Esporte Clube Passo Fundo, para uso de sua estrutura. Também serão debatidos o projeto turístico da Roselândia e a duplicação BR285. Dentro de um projeto cultural, também está a realização de cursos para instrumentos musicais, intensificação de trabalhos na questão do tradicionalismo e melhorias na biblioteca municipal.
Líder da bancada do PSB na Câmara Municipal de Passo Fundo, o vereador Zé Eurides, ressalta que a discussão trará para a cidade outros vereadores e lideranças de toda a região para participarem dos debates. A intenção é buscar um diagnóstico completo das demandas regionais em todo o Estado. “Muitas demandas que chegam ao deputado Beto são da região, por ele ser de Passo Fundo. Ele achou por bem começar por esta região e iniciar em Passo Fundo este debate”, comentou.
 
Programação
Nesta quarta-feira, a partir das 10h, o deputado Beto Albuquerque estará no plenário da Câmara de Vereadores de Passo Fundo, com o apoio do Corede da Região da Produção e da Associação Comercial, Industrial de Serviços e Agropecuária de Passo Fundo (Acisa).  À tarde, estará em Erechim, onde debaterá com lideranças de diversos setores da região do Alto Uruguai, a partir das 17h, no plenário da Câmara de Vereadores do município.