Beto defende fiscalização eficaz no trânsito e punição exemplar a infratores

Apr 16 2009
(0) Comments

O Nacional – Passo Fundo, 16/04/2009
Presidente da Frente Parlamentar do Trânsito Seguro da Câmara dos Deputados, Beto Albuquerque (PSB-RS) afirma que a lei da tolerância zero ao álcool no trânsito “é boa, bem feita, cientificamente justa e necessária”. O parlamentar discorda de algumas avaliações de que falta eficácia à lei. “O que continua a produzir matança nas estradas e gasto de bilhões de reais na rede hospitalar brasileira são motoristas que teimam em burlar ou ignorar normas, atitudes somadas ao sentimento de impunidade”, avalia.

A solução, alerta Beto, é uma fiscalização eficaz e constante e a exemplar punição. “Temos que cobrar das autoridades de trânsito que, com poucas exceções, estão acovardadas e cúmplices com a tragédia diária no trânsito brasileiro”, destaca.

Beto lembra que está mais do que comprovado, a exemplo de países como os Estados Unidos, que a rigidez na fiscalização é o único caminho para garantir o cumprimento da lei e, por consequência, a diminuição das mortes e ferimentos no trânsito.

Recentemente, a Itália decidiu enfrentar de frente o crescimento do número de mortes no trânsito. O comitê técnico da Comissão de Transportes da Câmara dos Deputados da Itália aprovou o texto da reforma do Código de Trânsito do País pelo qual o governo do premier Silvio Berlusconi busca introduzir a "tolerância zero" para infrações. “Lá há implacável ação do poder público aqui a negligência”, conclui o parlamentar gaúcho.