Propriedade Intelectual em debate na IMED
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Beto na Mídia
- Tags:
Diário da Manhã – Passo Fundo, 05/05/2009
Com o objetivo de analisar o tema da Propriedade Intelectual, da Inovação e Transferência Tecnológica e Desenvolvimento, com destaque às boas práticas de proteção da Propriedade Intelectual – patentes, marcas, software, cultivares e indicações geográficas e a Gestão da Inovação com a constituição de Núcleos de Propriedade Intelectual – NITs, iniciou nesta segunda-feira na IMED, o Congresso Sul-Americano de Propriedade Intelectual, Gestão da Inovação e Desenvolvimento.
Durante a abertura do Congresso, a coordenadora do evento, professora Pós-Doutora Salete Oro Boff, destacou que os temas que serão debatidos foram elencados de acordo a realidade regional. “Nesses dois dias iremos analisar a propriedade intelectual e os rumos para o desenvolvimento”, salienta a professora Salete.
A representante do Ministério da Ciência e Tecnologia, Ada Cristina F. Gonçalves, frisou que o Congresso Sul-Americano de Propriedade Intelectual é uma iniciativa de relevância para a troca de experiências.
Pauta para futuro
O presidente da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado Ivar Pavan (PT), saudou a iniciativa da IMED em promover um evento abordando um assunto de importância nacional. Para Pavan, o tema é muito importante, de modo especial devido ao atual momento. A crise internacional exige uma redefinição do papel dos Estados e do Poder Público. A Inovação tecnológica é o centro do desenvolvimento estratégico neste momento. “Uma universidade pautar este debate, ela estabelece uma pauta para o futuro não apenas da região mas do país. A inovação tecnológica é o grande tema deste período e por isso, estamos aqui enquanto poder legislativo marcando nossa presença, e dizendo da importância disso, não só para Passo Fundo, mas para o desenvolvimento tecnológico do estado e do país”, declarou.
Já o deputado federal Beto Albuquerque (PSB) também parabenizou a faculdade pelo evento que proporcionará compartilhar experiências ligadas ao conhecimento e a inteligência, principalmente neste momento em que o mundo vive uma crise mundial. O chefe geral da Embrapa Trigo Passo Fundo, Gilberto Cunha, co-promotora do Congresso, cumprimentou a IMED pela promoção do evento que aborda essa temática e enfatizou que a inovação é responsável pela sustentação do desenvolvimento. Já o secretário Municipal do Desenvolvimento Econômico, Marcos Cittolin, que no ato representou o prefeito Airton Dipp, manifestou que o poder público municipal é um indutor do desenvolvimento. “Nós queremos ser protagonistas do desenvolvimento local e regional. Por isso, parabenizamos a iniciativa da IMED em debater esse tema de suma importância”, avalia Cittolin.
}