Agora é lei

May 12 2009
(0) Comments

Jornal do Senado, 11/05/2009

Campanha anual de incentivo à doação de medula óssea

A partir da morte do filho, vítima de leucemia aguda, o deputado Beto Albuquerque apresentou projeto para que a população seja orientada sobre a importância da doação da medula óssea e como fazer parte do cadastro de doadores. Transformada em lei, publicada no Diário Oficial da União do dia 23 de abril, a ideia é estimular a ação unificada da União, estados e municípios para estruturar laboratórios e ampliar locais de exames que identifiquem possíveis doadores.

A Lei 11.930 instituiu a Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea, de 14 a 21 de dezembro, quando serão desenvolvidas atividades e divulgadas informações sobre os procedimentos para o cadastro de doadores, a importância da doação de medula óssea e o armazenamento de dados no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).

O transplante de medula é feito em casos de doenças como a anemia aplástica grave (falta de produção de células do sangue na medula) e alguns tipos de leucemia (câncer que compromete os glóbulos brancos), como a mieloide aguda, a mieloide crônica e a linfoide aguda. Ainda pode ser indicado no mieloma múltiplo e nos linfomas.

No Brasil, já foram feitos, de 1984 a 2008, 1.263 transplantes.

} else {