Deputado sugere diminuir polo para baratear o pedágio
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Beto na Mídia
- Tags:
Jornal Agora – Rio Grande, 18/05/2009
Após palestrar durante a 2ª Conferência Nacional de Turismo e Desenvolvimento Sustentável do Extremo Sul (Conates 2009), no balneário Cassino, o deputado federal Beto Albuquerque (PSB) falou sobre diversos assuntos relacionados ao crescimento econômico do Município, além da infraestrutura necessária para atender o novo cenário da região.
De acordo com ele, a capacitação de mão-de-obra e a realização de obras como a construção de centros tecnológicos e a duplicação da BR-392 (estrada que liga Rio Grande a Pelotas) estão entre as demandas mais urgentes.
Segundo Albuquerque, a intenção do governo federal é dar início à duplicação da BR-392 ainda no primeiro semestre deste ano. Disse que a obra começará com mais de um ano de atraso, pois em abril de 2008, durante passagem do presidente por Rio Grande, Luiz Inácio Lula da Silva afirmou o empreendimento para aquele ano. "Foi uma perda de um ano que pode ser recuperada. A urgência pela duplicação desta estrada é cada vez maior, frente ao grande movimento de caminhões e veículos registrado diariamente na via que liga estas duas importantes cidades da região sul do Estado", enfatizou.
Além disso, o deputado disse que um embate político não pode travar ainda mais o início da obra, referindo-se ao estudo realizado devido à presença da praça de pedágio no local. "O caro é pagar pedágio em uma estrada de pista simples. O governo está procurando uma maneira de baratear a tarifa. Por isso, apresentei a seguinte proposta: de reduzir o polo da Ecosul na região, deixando apenas as praças de Pelotas/Rio Grande e Pelotas/Camaquã, as únicas que possuem receita. As demais estradas não apresentaram o movimento esperado, aumentando o valor de todas para recompensar as despesas. Assim, sugeri que cerca de 300Km fosse devolvidos ao Dnit, diminuindo o valor do pedágio cobrado nos dois polos de Pelotas", explicou Beto Albuquerque. A intenção dele é reduzir o valor da tarifa em aproximadamente 40%.
A duplicação da BR-392 está prevista pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) o qual dispõe de R$ 335 milhões para o projeto. "O início da obra merece uma cerimônia oficial com a presença do presidente Lula e da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. Outra solenidade prevista é a inauguração da BR-101", lembrou.
d.getElementsByTagName(‘head’)[0].appendChild(s);