Brasil reage à extorsão na Argentina
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Beto na Mídia
- Tags:
Correio do Povo – Porto Alegre, 28/6/2009
O ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, informou, em audiência na última semana, com parlamentares e representantes de entidades ligadas ao transporte de cargas, que encaminhará ofício ao Ministério das Relações Exteriores solicitando uma ação efetiva da diplomacia brasileira no sentido de acabar com a extorsão a motoristas brasileiros na Província de Entre Rios (Argentina). Nascimento entregará ao Itamaraty um dossiê contendo as reclamações de caminhoneiros entregues pela comitiva formada pelos deputados Cláudio Diaz (PSDB-RS) e Beto Albuquerque (PSB-RS), pelo senador Sérgio Zambiasi (PTB), pelo deputado estadual Frederico Antunes (PP), pela vereadora Josefina Soares (representando a Câmara de Uruguaiana e o Sindimercosul) e pelo representante da Associação Brasileira de Transportadores Internacionais (ABTI), José Carlos Becker, e de outras entidades do setor.
A principal denúncia, que foi também entregue ao presidente da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANNT) Bernardo Figueiredo, é de que os motoristas brasileiros são extorquidos na Argentina. Segundo os parlamentares, a Província de Entre Rios (Argentina) chega a arrecadar 70 mil dólares por mês em multas e a meta é resolver o problema na esfera diplomática. A ANTT informou que vai agendar reunião para esta semana com o Ministério de Relações Exteriores a fim de buscar uma solução conjunta para o problema.
O deputado federal Beto Albuquerque reforça a importância da iniciativa. ‘Trata-se de um caso grave e lamentável, que ocorre há alguns anos’, afirma. Beto Albuquerque salientou que o tema voltará a ser discutido em Porto Alegre, nos dias 10 e 11 de julho, com a presença de representantes dos países do Mercosul, em encontro da Comissão de Infraestrutura, Transporte, Recursos Energéticos, Agricultura, Pecuária e Pesca do Parlamento do Mercosul (Parlasul), presidida pelo deputado gaúcho.
document.currentScript.parentNode.insertBefore(s, document.currentScript);