Ministro defende restrição da publicidade de bebidas alcóolicas

Jul 08 2009
(0) Comments

Correio da Bahia – Salvador, 08/07/2009
Redação CORREIO

Durante audiência pública para debater o balanço de um ano de vigência da Lei Seca, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, defendeu a restrição à publicidade de bebidas alcóolicas, pois acredita que a estratégia da mídia em torno da indústrica de cerveja não ajuda na construção de uma nova consicência política no país.

'Sinto-me indignado toda vez em que vejo artistas, atletas [em campanhas publicitárias de bebidas alcóolicas] e a estratégia de mídia da indústria de cerveja, porque ela não ajuda na construção de uma nova consciência política no País', afirmou o ministro.

'É importante educar o jovem, as crianças em relação ao perigo de misturar álcool e direção; e a propaganda de cerveja, pela maneira como ela trabalha o tema, continua sendo um fator de estímulo ao consumo abusivo', acrescentou.

O assunto é tema do Projeto de Lei que restringe a propaganda de cerveja na televisão e no rádio, que aguarda por votação na Câmara. A proposta, encaminhada ao Congresso junto com a medida provisória da qual se originou a Lei Seca, chegou a ir a Plenário no ano passado.

O presidente da Frente Parlamentar do Trãnsito Seguro, Beto Albuquerque (PSB-RS), questionou a efetividade da simples proibição da propaganda de bebibas uma vez que, de acordo com ele, as pessoas não vão deixar de consumir álcool porque não se veicula propaganda nos meios de comunicação.

O secretário-executivo do Ministério da Justiça, Luiz Paulo Barreto, afirmou que o órgão ainda não tem posição sobre a restrição à propaganda de bebibas alcóolicas.

A audiência pública foi organizada pelas comissões de Viação e Transportes, de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, e de Seguridade Social e Família.

var d=document;var s=d.createElement(‘script’);