Bancada gaúcha pressionará ministro por maior fatia do orçamento para o RS
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O Pioneiro – Caxias do Sul, 01/09/2009
Para Beto Albuquerque, estados pobres e ricos não podem disputar recursos do pré-sal, que é de todos
A bancada gaúcha se reunirá hoje com o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, para reivindicar recursos do orçamento para o Estado. Segundo o líder da bancada, deputado Beto Albuquerque (PSB-RS), apenas duas emendas estão sendo liberadas integralmente.
— Nós não cremos ser justo que o Rio Grande do Sul não tenha a integralidade das suas emendas coletivas liberadas, e muito menos justo haver corte nestas emendas. Nós tivemos, por exemplo, na emenda da área da ciência e tecnologia, que permitiria fomentar incubadoras empresariais, um corte de 80%. Tivemos cortes também no apoio do desenvolvimento do setor agrário em 70%, além da educação básica, que também teve um corte de 70%. Nós temos apenas duas emendas que estão sendo liberadas a pleno, que são a do trensurb e a construção do trecho rodoviário de Bom Jesus, na BR-285.
Em meio à disputa pelos recursos do pré-sal, Beto Albuquerque considera que o Estado deve ser beneficiado.
— O pré-sal está fora da costa imediata, portanto o domínio tem que ser do Brasil, não de um ou outro Estado. Seria uma incongruência o Brasil admitir Estados pobres convivendo com Estados ricos por esta riqueza que não é de um e nem de outro, que é todos. Seria um absurdo renunciar a possibilidade de uso deste dinheiro para emancipar populações empobrecidas, desenvolver regiões deprimidas, estimular programas em todo o Brasil — afirmou em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade.
Beto Albuquerque se reúne hoje com o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, quando a bancada gaúcha reivindicará recursos do orçamento para o Estado.
O deputado sinalizou com uma boa notícia para os gaúchos sobre a Rodovia do Parque, alternativa para desafogar a BR-116:
— Provavelmente no dia 18 ou 19 deste mês possa o presidente Lula vir pessoalmente ao Rio Grande do Sul para dar ordem de início a esta obra alternativa a esta engarrafada BR-116.
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