Prêmio Congresso em Foco caminha para 30 mil votos
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Beto na Mídia
- Tags:
Congresso em Foco, 07/10/2009
Thomaz Pires
O Prêmio Congresso em Foco 2009 já acumula praticamente 30 mil votos. Até as 16h50, os internautas haviam dado 28.235 votos nas seis categorias da premiação deste ano. No ar desde a última quinta-feira (1º), a fase final de votação se estenderá até o dia 19 de novembro.
Além de escolher o melhor senador e o melhor deputado, os internautas vão eleger o parlamentar que mais se destacou no combate à corrupção e nas áreas de meio ambiente e educação, além da melhor iniciativa do Congresso ao longo do ano.
Na Câmara, Gustavo Fruet (PSDB-PR) está na frente, com 1.335 votos. Em segundo lugar, aparece o deputado Beto Albuquerque (PSB-RS), com 1.154 votos. Arnaldo Madeira (PSDB-SP), com 559 votos, é o terceiro colocado. No Senado, a liderança é de Alvaro Dias (PSDB-PR), que soma 1.669 votos. Renato Casagrande (PSB-ES), com 1.054 votos, e Cristovam Buarque (PDT-DF), com 456, completam a lista dos três mais votados.
Entre aqui para votar
Cristovam lidera na categoria de parlamentar que mais se destacou na defesa da educação, com 1.215 votos. O deputado Carlos Abicalil (PT-MT), com 884, e o senador Flávio Arns (PSDB-PR), com 847 votos, aparecem na sequência.
Fruet está na frente na categoria de combate à corrupção, com 1.226 votos. O deputado Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ), com 854 votos, e o senador Pedro Simon (PMDB-RS), com o apoio de 609 internautas, ocupam a segunda e a terceira colocação no momento.
A disputa pelo título de parlamentar que mais se destacou na defesa do meio ambiente está acirrada e apresenta uma surpresa. O senador Renato Casagrande (PSB-ES), com 1.274 votos, está na frente da senadora Marina Silva (PV-AC), com 1.226. Marina foi a mais votada pelos jornalistas, na primeira fase de votação. Em terceiro lugar, está o deputado Fernando Gabeira (PV-RJ), com 598 votos.
A nova Lei de Adoção é considerada, até o momento, a melhor contribuição do Congresso no ano, com a preferência de 1.683 internautas. A CPI da Pedofilia e a liberação da internet estão na segunda e na terceira colocação, respectivamente.
Veja o regulamento do prêmio
As regras
A primeira fase de votação foi realizada entre os dias 28 e 29 de setembro. Nesse período, duas urnas itinerantes circularam pelo Congresso Nacional e por redações de Brasília para recolher os votos dos jornalistas políticos, que foram convidados a apontar quais são, na opinião deles, os deputados federais e senadores que melhor representam a população no Parlamento neste ano. Foi dessa votação, da qual participaram 176 jornalistas de 49 veículos, que saiu a lista dos pré-selecionados para a votação dos internautas.
Serão premiados os 27 deputados federais e 11 senadores mais votados pelos jornalistas (houve empate, respectivamente, na 25a. e décima colocação). A classificação final e os prêmios (troféus, placas ou certificados) serão definidos pelos internautas. A cerimônia de premiação vai ser realizada em Brasília no dia 7 de dezembro.
De acordo com as regras do prêmio, independentemente da votação final, os parlamentares que foram pré-selecionados receberão o título. A lista foi montada de acordo com a votação dos jornalistas. A senadora Marina Silva (PV-AC) e deputado Chico Alencar (Psol- RJ) receberão prêmios especiais por terem sido os mais votados pelos repórteres especializados na cobertura política do Congresso Nacional.
Em sua quarta edição, o Prêmio Congresso em Foco tem o patrocínio da Petrobras e da AmBev e o apoio da Associação dos Delegados da Polícia Federal (ADPF), da Associação dos Peritos Criminais Federais (APCF), da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), do Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal (SJDF) e do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União (Sindilegis).