PDT e PTB debatem aliança para eleições de 2010
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Beto na Mídia
- Tags:
Correio do Povo – Porto Alegre, 3/11/2009
As negociações partidárias com vistas às eleições de 2010 marcarão a semana que começa e que terá a quinta-feira como referência. É quando as executivas estaduais, os deputados federais e estaduais do PDT e do PTB, além do senador Sérgio Zambiasi se reúnem em um almoço – às 13h, no Restaurante Copacabana, na Capital – com o propósito de avaliar a possibilidade de seguirem unidos para o pleito, independentemente de isso significar o lançamento de uma chapa ou a aliança com algum outro grande partido.
A iniciativa, garantem os pedetistas, partiu do PTB, que, desde a semana passada, na figura do presidente estadual, o deputado Luís Augusto Lara, vem fazendo movimentos em direção a diferentes partidos. Além de procurar o PDT, o petebista reuniu-se com o pré-candidato do PSB ao governo do Estado, o deputado federal Beto Albuquerque. As conversas com PT e PMDB já se estendem por mais tempo.
"O pessoal do PDT está em contato constante conosco", assegura Zambiasi. "Temos dois partidos trabalhistas médios no RS. Juntando os dois dá um grande", completa Lara. O presidente estadual do PDT, Romildo Bolzan, é mais cauteloso. "É um almoço de avaliação política porque hoje os objetivos dos dois partidos são bem diferentes", assinala. "No PTB, hoje o Zambiasi segue em uma direção e o partido em outra. Estão assim meio desasados", resume um líder pedetista.
Bolzanão chega a descartar a possibilidade de o PDT encabeçar uma chapa com candidato ao Piratini, mas considera a possibilidade como "pequeníssima". E garante que a estratégia do partido para 2010 está definida. "Queremos ser importantes no processo e, até o final do ano, teremos consolidada nossa posição a respeito de uma aliança com o PMDB ou com o PT. "Não vamos errar de novo. Na virada do ano, nossos pedidos para 2010 estarão certos", assegura o deputado federal e candidato a integrar a chapa majoritária, Pompeo de Mattos.
} else {