Os partidos e 2010

Nov 14 2009
(0) Comments

Zero Hora – Porto Alegre, 14/11/2009

DEM
Apesar de ser o partido do vice de Yeda, se comporta como oposição e negocia alianças

PDT
Não deverá lançar candidato a governador. Se o prefeito de Porto Alegre, José Fogaça, for o candidato a governador, o PDT herdará a prefeitura de Porto Alegre, já que o vice-prefeito é do partido (José Fortunati). Swe Germano Rigotto for o candidato, o PDT deverá se aliar ao PT.

PMDB
O prefeito José Fogaça dá sinais de que será o candidato, enquanto Germano Rigotto se volta para a disputa ao Senado. Se Fogaça renunciar, não será antes do início de abril.

PP
Se Yeda Crusius não concorrer à reeleição, o partido espera indicar o candidato e contar com o apoio do PSDB. O deputado estadual Jeronimo Goergen é um dos cotados para a disputa ao Piratini.

PSB
Aposta numa candidatura de terceira via lançando Beto Albuquerque. Tenta atrair PDT e PTB para a empreitada

PSDB
A tendência é de lançar Yeda Crusius à reeleição. Não há plano B de candidatura.

PSOL
Vereador da Capital, Pedro Ruas já foi lançado candidato.

PT
Assim como Dilma fará em nível nacional, Tarso busca ampliar a base de partidos aliados. O objetivo é fortalecer uma coligação com partidos tradicionais como PDT e PTB, o que pode ser o fiel da balança em polarização contra o PMDB.

PTB
Reluta em se aproximar de PT ou PMDB. Lançará a pré-candidatura do deputado estadual Luis Augusto Lara. Deve trocar seu apoio por participação no governo em um eventual segundo turno.

} else {