Galpão de reciclagem poderá receber máquina de biodiesel
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Beto na Mídia
- Tags:
Diário da Manha – Passo Fundo, 10/12/2009
Projeto TransformAção e AAMA – Associação Amigos do Meio Ambiente, que estão em campanha pelo recolhimento de óleo de cozinha descartado, poderão contar com equipamento que transformará o produto em combustível
Os veículos de coleta de material reciclável das associações que trabalham para a destinação correta destes resíduos em Passo Fundo poderão ser abastecidos, a partir de 2010, com biodiesel produzido a partir do óleo de cozinha. A aquisição de uma máquina que transforma o óleo no combustível faz parte de um projeto de emenda parlamentar do deputado Beto Albuquerque, que ainda precisa ser aprovado e liberado pelo Ministério de Ciências e Tecnologia. O projeto, elaborado pelo TransformAção, em parceira com várias entidades e Secretaria Municipal de Meio Ambiente, inclui e melhoria dos equipamentos dos três pavilhões de reciclagem existentes hoje na cidade, com a aquisição desde equipamentos de segurança a de escritório, inclusive a máquina. Luiz Costella, coordenador da Cáritas Diocesana, informa que o biodiesel não poderá ser vendido, somente utilizado nos caminhões de coleta. A capacidade de produção da máquina será de, aproximadamente, 200 a 300 litros a cada oito horas. “Como o uso será para esta finalidade, não há necessidade de uma máquina muito potente. Ela é simples e barata. Mas a compra vai depender da aprovação do projeto”, disse.
Conforme explica o secretário de Meio Ambiente, Clóvis Alves, a intenção dos galpões é de agregar valor ao produto. “Quanto mais aproveitarmos o material aqui mesmo, sem precisar encaminhar para outros realizar a remanofatura, melhor. Assim, é possível agregar valor e fechar o ciclo. Temos trabalhado muito na redução do consumismo para redução do lixo produzido. O material, depois do reaproveitamento, vai para a reciclagem”, comentou. O secretário ressalta que a emenda parlamentar servirá para a reestruturação do galpão dos Amigos do Meio Ambiente – AAMA, da Vila Cruzeiro, galpão da Associação dos Recicladores em Busca de Vitória, da Vila Bom Jesus, e o terceiro, no Bairro Santa Marta, para a Contraempo. “Que será possível com a aprovação da liberação da contrapartida do Conselho, que aconteceu na última sexta-feira, 04, no valor de R$22 mil do Fundo Municipal do Meio Ambiente, num total de R$ 272mil do projeto”, explicou Alves. Agora, com a informação que a contrapartida está garantida, o projeto, que já está inscrito nos convênios do Ministério, é aguardada a orientação quanto aos próximos passos. Para o início do ano que vem os recursos devem estar disponíveis.
TransformAção no óleo
Para dar o destino correto ao óleo de cozinha descartado, a AAMA e o TransformAção, estão desenvolvendo uma campanha para a coleta. Já estão sendo contatadas várias entidades locais, a fim de distribuir a maior quantidade possível de bombonas para arrecadação do óleo. São priorizados os locais que, ou produzem grande volume de óleo, como restaurantes, padarias, hospitais e asilos; ou possuem grande fluxo de pessoas como escolas, paróquias e empresas. O valor arrecadado com a comercialização do óleo coletado, além de custear o processo de recolhimento e realização da campanha, gerará renda às trabalhadoras ligadas a AAMA, que já trabalham com a coleta e seleção de materiais recicláveis.
Os interessados em doar óleo de cozinha usado, podem armazenar o mesmo coado ou decantado em uma garrafa pet. Quando a garrafa estiver cheia, basta levar até um posto de coleta. Aqueles que querem ter um ponto de coleta em sua residência, empresa ou instituição, podem entrar em contato diretamente com a AAMA, pelo telefone (54) 8146-7672.
A campanha conta com o apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e das entidades integrantes do projeto TransformAção: o Fundo Diocesano de Solidariedade, a Cáritas Diocesana, a Congregação Missionária Redentorista, a Congregação de Nossa Senhora, o Instituto da Sagrada Família, a Associação Educacional e Caritativa, o Colégio Salvatoriano Bom Conselho e a Mitra Diocesana.document.currentScript.parentNode.insertBefore(s, document.currentScript);