Alunos da Uergs promovem caminhada em Porto Alegre

Apr 20 2007
(0) Comments
Jornal do Comércio – Porto Alegre, 20/4/2007

Estudantes de quatro cursos ligados ao setor de artes da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) protestaram nesta quinta-feira, em Porto Alegre. A intenção foi cobrar o governo do Estado o retorno dos recursos dentro do convênio firmado com a Fundação Municipal de Artes de Montenegro, que é responsável pelos cursos de Teatro, Música, Dança e Artes Plásticas pagando os professores e disponibilizando o espaço físico para as aulas.

A manifestação se iniciou em frente à prefeitura da Capital. Os universitários e familiares saíram em caminhada até o Palácio Piratini, onde tentaram entrar carregando um caixão encenando um enterro simbólico da Uergs. "Temos medo de que os cursos não tenham continuidade, pois não houve vestibular este ano", comentou Paulo Rodrigues, aluno do curso de Teatro.

Ao todo, são 240 universitários, divididos em 12 turmas, que correm o risco de ficar sem aulas a partir desta sexta-feira. A diretora da Fundart, Isabel Petry, informou que a dívida do governo com a prefeitura é de R$ 900 mil, com atrasos nos repasses desde agosto do ano passado. "Além disso, o convênio de cinco anos expirou em 17 de janeiro. Estamos atuando sem um respaldo."

Segundo ela, vários contatos foram feitos com a reitoria da Uergs, que tem dito que, por determinação da governadora Yeda Crusius, nenhum novo convênio seria firmado nos primeiros cem dias de governo.

A Uergs declarou que um posicionamento será anunciado após a reunião do reitor Carlos Alberto Callegaro com o secretário da Fazenda, Aod Cunha, marcada para quarta-feira.