Cacisc e deputada Zilá vão discutir a Uergs
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Notícias
- Tags:
Jornal do Povo – Cachoeira do Sul, 16/5/2007
A Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Cachoeira do Sul (Cacisc) recebe na próxima segunda-feira, a partir das 12h, na Sociedade Rio Branco, a deputada estadual Zilá Breitenbach (PSDB) para mais uma edição do projeto Cacisc ao Meio-dia. Segundo Franco Pudler, presidente da Cacisc, os dois principais assuntos com a deputada serão a carga tributária do agronegócio e o desenvolvimento da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) no Governo Yeda Crusius.
Segundo Franco Pudler, a Cacisc seguirá insistindo com o reitor da Uergs, Carlos Alberto Callegaro, uma reunião para aprofundar as questões envolvendo a Uergs. O estreito relacionamento que Zilá Breitenbach tem com a governadora Yeda Crusius credencia a deputada para ser a principal defensora dos interesses de Cachoeira do Sul e cidades da região. A intenção da Cacisc era receber a deputada Zilá e o reitor Callegaro no mesmo encontro, colocando a Uergs como única pauta do evento. “Se não for em uma reunião do projeto Cacisc ao Meio-dia, o encontro com o reitor poderá ser mais reservado com empresários e lideranças políticas, já que são muitas as preocupações e dúvidas que temos sobre o futuro da Uergs em Cachoeira do Sul”, observa Pudler.
LABORATÓRIO – No encontro com a deputada Zilá e futuramente com Callegaro, a Cacisc irá defender a liberação para reformas no prédio da Uergs, obras que a Prefeitura está disposta a iniciar, mas depende da autorização da universidade. A reforma no terceiro piso deverá contemplar principalmente o projeto de instalação de um laboratório básico para ser usado nas disciplinas que envolvem áreas da biologia e química. Os equipamentos estão encaixotados há mais de um ano e dependem de espaço para serem usados. Os ingressos para o Cacisc ao Meio-dia podem ser adquiridos na Cacisc ou na SRB ao preço de R$ 15,00, com direito a almoço, um refrigerante e sobremesa.
Importante
Segundo o professor de Biologia da Uergs/Cachoeira do Sul, Celso Silva, os equipamentos são bons, mas não suficientes para as pretensões do campus, pois se trata de um pequeno laboratório didático, com cinco microscópios, cinco lupas, três pequenos equipamentos eletrônicos e instrumentos básicos de laboratório. O laboratório que está na Uergs/Cachoeira do Sul está avaliado em aproximadamente R$ 30 mil e foi comprado ainda no Governo Germano Rigotto, quando várias unidades receberam esse tipo de investimento.
UMA PERGUNTA
O laboratório da Uergs pode analisar solos de Cachoeira do Sul?Não. Os equipamentos que esperam há mais de um ano por uma sala para serem instalados são limitados e insuficientes até mesmo para atender a demanda de alunos que irão usar os equipamentos nas disciplinas da universidade. As professoras Ana Paula Rovedder, de Ciências do Solo, e Gisele Guimarães, de desenvolvimento sustentável, observam que a prestação de serviços nessa área ainda é um sonho que depende de investimentos significativos para ser realizado. “Para fazer análises de solo para terceiros, seria preciso uma sala específica para manter equipamentos, vidrarias, reagentes e componentes químicos. Também precisaríamos de mais funcionários”, observa Ana Paula.