De BelA�m a Rio Grande de trem

Jan 17 2011
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INTELOG – PORTO ALEGRE

Desde o ano passado, o governo federal planeja um provA?vel novo trecho da Ferrovia Norte-Sul, que chegaria ao porto de Rio Grande e faria a ligaA�A?o sobre trilhos do ParA? ao Rio Grande do Sul, em um traA�ado de 4 mil quilA?metros. Ao mesmo tempo, a serra gaA?cha trabalha para revitalizar o transporte regional de passageiros por trem
Para fazer jus ao nome, a Ferrovia Norte-Sul pode chegar ao porto de Rio Grande. Obra iniciada em 1987, no governo Sarney, a futura maior estrada de ferro do Brasil tem hoje definidos 2,78 mil quilA?metros de BelA�m (PA) a Panorama (SP), mas a criaA�A?o do novo trecho tramita no Congresso e A� alvo de estudos preliminares do governo federal. Se a iniciativa for adiante, serA?o cerca de4 mil quilA?metros de trilhos ligando o ParA? ao Estado.
Embora no MinistA�rio dos Transportes exista cautela para falar sobre o assunto pela disputa dos municA�pios pelo traA�ado, o diretor-geral da AgA?ncia Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo, confirmou a anA?lise da viabilidade. A Norte-Sul permitirA? a formaA�A?o de uma malha como uma espinha de peixe, com ramais para leste e oeste, integrando regiA�es produtoras e portos.
O projeto do prolongamento, do deputado federal Ruy Pauletti (PSDB), foi aprovado em 2010 pela CA?mara e agora estA? no Senado. O relator foi o agora secretA?rio de Infraestrutura e LogA�stica do Estado, Beto Albuquerque, que se diz confiante na obra.
a�� Este trecho pode ser uma meta para os prA?ximos oito anos. Considero um prazo realista a�� acrescenta.
Para o secretA?rio, no Estado a Norte-Sul tambA�m seria um eixo que permitiria a construA�A?o de ramais com ligaA�A�es para as demais regiA�es. Como, alA�m do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, ParanA? e Mato Grosso do Sul tA?m interesse no projeto, Beto Albuquerque A� defensor da criaA�A?o da Ferrosul, empresa composta pelos quatro Estados membros do Conselho de Desenvolvimento e IntegraA�A?o Sul (Codesul) e que seria a interlocutora A?nica com o governo federal e responsA?vel pela operaA�A?o do trecho.
Considerado um dos maiores conhecedores do modal no Estado, o engenheiro Daniel Lena Souto tambA�m A� otimista e lembra que a ferrovia poderia baratear o transporte de mercadorias para regiA�es do paA�s e dar maior competitividade A� economia gaA?cha.
Se sair da prancheta, tambA�m mata o antigo projeto de uma ferrovia entre Nova Santa Rita a Pelotas, pensada para encurtar a viagem da RegiA?o Metropolitana ao porto a�� que hoje sA? A� possA�vel indo atA� Cacequi, na Fronteira Oeste.
a�� Creio que sai. As obras do PAC estA?o sendo realizadas. No Rio Grande do Sul nA?o se tA?m noA�A?o do que estA?o fazendo de ferrovias lA? para o norte do paA�s a�� diz Souto, que considera subutilizadas as ferrovias no Estado.

Transporte de passageiros pode renascer na serra
Para o diretor executivo da AssociaA�A?o Nacional dos Transportadores FerroviA?rios (ANTF), Rodrigo VilaA�a, com o canteiro de obras da ferrovia rasgando o paA�s do Norte a Sul, a chegada a Rio Grande serA? natural:
a�� A mobilizaA�A?o de maquinA?rio e mA?o de obra vai seguindo em frente. O Brasil constrA?i mil quilA?metros de ferrovia por ano, mas hA? muito o que fazer. Os EUA tA?m 280 mil quilA?metros de ferrovia e nA?s, 10% disso.
Ao contrA?rio das ferrovias gaA?chas, de bitola estreita (1 metro), a Norte-Sul tem bitola larga (1,6 metro), mas a conexA?o entre as malhas pode ser feita com a instalaA�A?o de um terceiro trilho.
AlA�m do impulso nas cargas, o transporte de passageiros pode renascer em algumas regiA�es. O governo federal selecionou 14 trechos regionais no paA�s para implantar veA�culos leves sobre trilhos (VLTs) e a linha de Bento GonA�alves a Caxias do Sul, na Serra, foi uma das duas escolhidas para deflagrar o programa de revitalizaA�A?o dos trens de passageiros no paA�s. O estudo de viabilidade deve ser entregue em fevereiro. SerA?o 65 quilA?metros, passando tambA�m por Garibaldi, Bento GonA�alves e Farroupilha.
a�� A� possA�vel ter o trem atA� 2014. O custo aproximado A� de R$ 2 milhA�es o quilA?metro a�� revela o coordenador do Projeto Trem Regional, Paulo ThimA?teo, tambA�m consultor da Trensurb.
O outro projeto selecionado no Estado A� o de Rio Grande a Pelotas, mas os recursos para o estudo de viabilidade ainda nA?o foram liberados.


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