Erro em viaduto do Litoral Norte custarA? R$ 1 milhA?o
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ZERO HORA – PORTO ALEGRE
CaminhA�es e A?nibus com altura superior a 4m50cm nA?o passam sob a elevada inaugurada ontem
Os benefA�cios do viaduto da Estrada do Mar (ERS-389) sobre a Rota do Sol (ERS-486), em Curumim, ficaram em segundo plano na inauguraA�A?o da obra, ontem A� tarde. O que chamou atenA�A?o na liberaA�A?o do trA?nsito foi a impossibilidade de caminhA�es e A?nibus com altura superior a 4m50cm passarem sob o viaduto.
OsecretA?rio estadual de Infraestrutura e LogA�stica (Seinfra), Beto Albuquerque, anunciou que as pistas serA?o rebaixadas atA� o vA?o chegar aos cinco metros de altura.
a�� O padrA?o de altura varia, mas viaduto com 4m50cm A� uma cultura do passado. E fazer de conta que nA?o enxergamos a realidade, como os A?nibus estrangeiros com dois andares que circulam pelo Litoral, A� um atraso. NA?o sei quais foram as razA�es para ter sido construA�do assim, mas nA?o podemos mais continuar fazendo isso a�� disse.
A obra A� da EPT a�� Engenharia e Pesquisas TecnolA?gicas. De acordo com o engenheiro MA?rio Dias, a altura inferior do viaduto nA?o decorre de um erro de execuA�A?o do projeto:
a�� Apenas seguimos o que foi aprovado pelo Daer.
Conforme o engenheiro superintendente do Daer de OsA?rio e supervisor da obra, Rui Paim, o projeto foi autorizado com altura inferior por dois motivos:
a�� Foi uma decisA?o tA�cnica e financeira ao mesmo tempo. Foi por conta de algum contingenciamento financeiro e porque, se fosse feito com cinco metros, quem subisse a rampa nA?o teria visibilidade do carro no sentido contrA?rio por conta do terreno em curva.
Apesar de ainda nA?o haver nenhum estudo tA�cnico de embasamento, a reforma do viaduto para deixA?-lo com cinco metros de altura pode custar atA� um terA�o do valor total da obra. A estrutura de 55 metros de extensA?o estA? avaliada em R$ 3,4 milhA�es.
a�� Vamos ter de fazer uma obra com uma despesa de, quem sabe, R$ 1 milhA?o. A� 30% do que custou o viaduto. A� lamentA?vel quando hA? uma anA?lise equivocada, porque tambA�m temos de fazer outro viaduto na Estrada do Mar, em CapA?o a�� revelou Albuquerque.
O engenheiro supervisor da obra, Rui Paim explica que seria preciso diminuir a pista nA?o sA? embaixo do viaduto, em cerca de 50 centA�metros, mas em todo seu entorno, inclusive na Rota do Sol e no acesso A� Curumim. NA?o serA? necessA?rio interditar as rodovias, porque a obra serA? executada em partes. Segundo o supervisor do Daer, em uma situaA�A?o ideal, sem chuvas, o rebaixamento poderia ser concluA�do entre 60 e 80 dias.
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