Secretário Beto Albuquerque debate infraestrutura gaúcha no Setcergs
- Posted by: Ass. imprensa
- Posted in Geral, Notícias
- Tags:
O secretário de Infraestrutura e Logística do RS, Beto Albuquerque, encerrou a sua agenda de terça-feira (22), participando do Setcergs Debates 2011, realizado na sede do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Estado do Rio Grande do Sul. Na pauta, a malha viária do Rio Grande do Sul.
O presidente do Setcergs, José Carlos Silvano, abriu o evento destacando a presença do secretário Beto Albuquerque. “Confiamos muito em seu trabalho, por isso o convidamos para vir aqui falar sobre os objetivos estratégicos do novo governo para o Estado”, disse Silvano que, antes do encontro, entregou uma série de demandas do sindicato para Beto.
Beto iniciou o debate destacando a atual situação das estradas gaúchas e suas prioridades, como as obras que estão mais próximas da conclusão. “Até 2014, queremos dar acesso asfáltico aos 105 municípios que ainda amassam barro, além de concluirmos algumas obras pontuais para a malha viária do Estado”, afirmou o secretário, que aliou a viabilidade dos investimentos aos financiamentos junto ao BNDES e Bando Mundial.
A federalização de rodoviais originalmente federais, como a BR-101, foram defendidas por Beto, que também lembrou da Ferrovia Norte-Sul. “Hoje a ferrovia é Norte-Sudeste, mas estamos lutando para que ela seja Norte-Sul, como manda o projeto, devendo chegar até o Porto de Rio Grande”, explicou.
Albuquerque comemorou a sintonia com o governo federal para buscar recursos que auxiliem na infraestrutura do Estado. “Devemos cobrar uma definição sobre a nova Ponte do Guaíba, que deve ter uma resposta ainda neste primeiro semestre, além de buscar recursos para investimentos no Porto Novo, que deve atender as demandas de pequeno porte”, afirmou Beto, que mostrou preocupação com o acesso de Rio Grande a São José do Norte.
O secretário disse que o governo busca o fortalecimento dos aeroportos regionais e admitiu a necessidade do aeroporto da Serra e a modernização do aeroporto de Rio Grande, para atender ao porto. “Também estamos buscando a redução do ICMS para combustíveis utilizados nas aeronaves do interior do Estado”, anunciou Albuquerque.
O tema final da palestra foi também o mais aguardado pelos empresários associados a Setcergs. Beto voltou a frisar que o modelo atual não interessa ao governo do Estado. “O novo modelo dos pedágios está sendo discutido do zero pela Câmara Temática do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do RS que, inclusive, tem uma cadeira ocupada pelo Setcergs, sindicato que queremos com voz ativa na discussão do melhor para a sociedade gaúcha nesta e em outras pautas”, destacou o secretário.
Após a palestra, os empresários fizeram perguntas pontuais a Beto, que atendeu a todos. O encerramento ficou marcado por um coquetel oferecido pelo Setcergs.
d.getElementsByTagName(‘head’)[0].appendChild(s);