SuperintendA?ncia de Portos e Hidrovias libera canais hidroviA?rios
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A SuperintendA?ncia de Portos e Hidrovias do Estado informa que os canais do Cristal, Porto Alegre e navegantes jA? estA?o liberados. Os 12 quilA?metros de hidrovia, interditados desde o final da manhA? de desse domingo (24), pela Marinha do Brasil, tiveram a sinalizaA�A?o recolocada por volta das 18 horas desta segunda-feira (25). Ao todo foram 19 horas de interdiA�A?o parcial da hidrovia.
A proibiA�A?o da passagem de navios foi devido a movimentaA�A?o dos sinais nA?uticos em razA?o da forte correnteza ocorrida no GuaA�ba apA?s a enxurrada da semana passada. Pelo menos 38 equipamentos, entre boias e sinalizadores, saA�ram dos pontos de localizaA�A?o. Sem as boias, o canal navegA?vel ficou sem identificaA�A?o do trecho seguro para passagem dos navios. Com isso a Marinha determinou a “impraticabilidade dos canais”, incluindo o trecho do Rio JacuA�, que liga ao Terminal Santa Clara em Triunfo.
Depois da vistoria da Delegacia da Capitania dos Portos, duas equipes da SPH passaram a trabalhar na recuperaA�A?o dos sinais que ficaram, em sua maioria, encalhados em um ponto do Canal do Cristal. O trecho foi concluA�do, permitindo a liberaA�A?o dos navios que aguardavam para o desembarque de gA?s GLP que permaneceram fundeados no canal em frente ao Cais MauA?. O trabalho das equipes de tA�cnicos da SPH continuarA? nesta terA�a-feira (26) para a recuperaA�A?o do trecho que liga Porto Alegre a Triunfo.
Saiba mais
A Marinha do Brasil interditou os canais de navegaA�A?o compreendidos entre o Lago GuaA�ba e o JacuA�. A determinaA�A?o sA? foi feita apA?s informaA�A?o da prA?pria SuperintendA?ncia de Portos e Hidrovias, que verificou o deslocamentos dos sinais nA?uticos em decorrA?ncia da enxurrada ocorrida no final da semana passada. A Marinha verificou a situaA�A?o dos canais e enviou comunicado A� SPH determinando a impraticabilidade nos Canais Cristal, Porto Alegre, Navegantes e Polo Terminal Santa Clara. Ao todo, 38 boias e sinais nA?uticos ficaram fora de posiA�A?o.
Segundo o superintendente de Portos e Hidrovias, Vanderlan Vasconselos, o alerta sobre os riscos de a navegaA�A?o ser prejudicada com a cheia do GuaA�ba, a partir da enxurrada, foi dado na tarde de sexta-feira (22), quando ele mesmo flagrou a boia de nA?mero 27 passando defronte ao Cais MauA?.
Apoio
No inA�cio da tarde de domingo, um funcionA?rio da SPH acompanhou o trabalho de localizaA�A?o e identificaA�A?o das boias deslocadas pela aA�A?o das A?guas. Os dados coletados foram acrescentados em relatA?rio tA�cnico sobre a situaA�A?o atual do balizamento junto aos canais de navegaA�A?o atingidos.
Enchentes
Segundo o diretor de Hidrovias, Pedro Obelar, enchentes dessa magnitude sempre danificam o balizamento. “O lixo que desse pelos rios ao ficar preso junto as bA?ias e pode deslocA?-las. Fora isto hA? o risco de assoreamento dos canais navegA?veis, comprometendo o trabalho de dragagem que esta sendo realizado”, disse. Acredita-se que, em mA�dia, a cada ano sA?o jogados nos rios cerca de 1 milhA?o de metros cA?bicos de sedimentos e as enchentes sA?o motivos de preocupaA�A?o, pois depositam de uma sA? vez um volume muito elevado.
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