Governo e bancada gaúcha estudam proposta da nova ponte do Guaíba
- Posted by: Ass. imprensa
- Posted in Geral, Notícias
- Tags:
Cerca de 20 deputados federais gaúchos e uma senadora debateram nesta terça-feira (30) cada detalhe dos projetos de construção de uma nova ponte sobre o Guaíba, em Porto Alegre. A reunião da bancada gaúcha, da qual participou o deputado Luiz Noé (PSB-RS), teve a presença do secretário de Infraestrutura e Logística do RS, deputado Beto Albuquerque, e de representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT).
Além da apresentação técnica dos projetos, a reunião concluiu pela necessidade de definição de um cronograma de execução, já que se trata de um problema urgente a ser solucionado. “Nosso posicionamento é pela escolha do melhor projeto, atendendo ao clamor da população. É preciso que se faça essa conta com agilidade e rapidez porque quanto mais demorarmos mais riscos terá de um colapso”, avisou Beto Albuquerque. “Estamos preocupados com as condições da ponte atual e, se pudermos ter a obra contratada no início do próximo ano, estaremos próximos das nossas convicções e necessidades. Vamos acompanhar de perto”, afirmou o secretário.
Para o secretário, é importante que a altura da nova ponte seja de pelo menos 40 metros. “Essa é a medida que dialoga com o futuro da navegação, precisamos estar preparados para isso”, disse Beto afirmando que sua participação da reunião da bancada foi para apoiar o movimento dos deputados e senadores gaúchos. “Aposto numa solução de curto prazo para essa questão que é de domínio do governo federal, com o qual queremos manter o melhor relacionamento possível”, completou o secretário.
Comandada pelo coordenador da bancada, deputado Paulo Pimenta, a reunião foi chamada como forma de pressão para que o governo federal apresente um cronograma de início da construção da nova ponte do Guaíba. Estudo do Dnit prevê um trajeto de 2,9 quilômetros de extensão, com acesso na Rua Dona Teodora, como o mais viável para desafogar o trânsito na ligação da Metade Sul com a Capital. Já a Concepa tem proposta que prevê a entrega da obra até a Copa do Mundo de 2014.