Rodovias pedagiadas retornarA?o Ai?? UniA?o apA?s encerramento dos contratos em 2013

Jun 19 2012
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Em BrasAi??lia, secretA?rios acertaram o futuro das rodovias pedagiadas a partir de 2013 - Foto: Rodimar Oliveira

O secretA?rio estadual de Infraestrutura e LogAi??stica (Seinfra), Beto Albuquerque, e o chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, reunidos, nesta terAi??a-feira (19), em BrasAi??lia, com o ministro dos Transportes, Paulo SAi??rgio Passos, acordaram sobre o encerramento dos contratos de pedA?gios no Rio Grande do Sul. No encontro, os secretA?rios do Executivo gaA?cho definiram que a retomada das rodovias federais pedagiadas no Estado ficarA?o sob responsabilidade de manutenAi??A?o do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), a partir de 2013.

O titular da Seinfra ressaltou que a exigA?ncia do Estado Ai?? de que as rodovias federais, hoje administradas pela iniciativa privada, nA?o sejam precarizadas apA?s o retorno Ai?? administraAi??A?o federal sem a cobranAi??a de pedA?gios. “NA?s pactuamos juntos de encerrar os contratos de pedA?gios ao fim de cada um deles”, disse. Beto destacou que, a partir desse momento, as rodovias federais retornam normalmente ao governo federal. “E o ministro jA? determinou ao DNIT as providA?ncias para que tA?o logo encerrem-se os contratos dos pedA?gios nessas rodovias jA? se tenha um programa de manutenAi??A?o federal, a exemplo do que o Rio Grande do Sul prevA? com a implantaAi??A?o da Empresa GaA?hca de Rodovias (EGR) para manutenAi??A?o das rodovias”.

Beto reforAi??ou que a partir do ano que vem Estado e UniA?o reassumem as suas responsabilidades na malha viA?ria gaA?cha. “Os contratos tA?m data para acabar e nA?s faremos essa desmobilizaAi??A?o conjuntamente entre governo estadual e federal. O pedA?gio comunitA?rio que a EGR administrarA? na parte estadual terA? uma tarifa muito menor do que essa praticada hoje. Esse Ai?? um compromisso do governador Tarso Genro de reduzir tarifas, ampliar o volume de obras, e eliminar a praAi??a de Caxias-Farroupilha”, garantiu.

O atual modelo de pedA?gios, segundo Beto, sA? gerou insatisfaAi??A?o com preAi??os altos e nA?o apresentou obras. “No RS, hA? 14 anos pagamos tarifas de autoestrada para andar em estradas de pista simples”, afirmou.
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