SPH investe R$ 1 milhA?o em equipamentos para sinalizaA�A?o de hidrovias
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O secretA?rio de Infraestrutura e LogA�stica do RS, Beto Albuquerque, ressalta que os investimentos garantem uma navegaA�A?o segura nas nossas hidrovias. “Este A� um projeto prioritA?rio do nosso governo e com a gestA?o compartilhada com o governo federal iremos otimizar recursos, racionalizar projetos e tornar nossas hidrovias mais competitivas”, disse.
O chefe da DivisA?o de OperaA�A�es e FiscalizaA�A?o da SPH, engenheiro Edson Machry, explica que estA?o sendo adquiridas 16 boias cegas, sendo oito do modelo BCP2, estilo pilar, e as demais no modelo BCCO, do tipo cilA�ndrica. No mesmo lote, foram compradas mais 15 boias luminosas do tipo BL2. “Os equipamentos estA?o em processo de fabricaA�A?o. As primeiras a serem entregues serA?o as luminosas que, depois de receber a pintura e a numeraA�A?o, serA?o instaladas na Lagoa dos Patos”.
Segundo Machry, cada boia custa em mA�dia R$ 28 mil. JA? as correntes, que estA?o com a compra homologada na Central de Compras do Estado (Cecom), terA?o um custo de R$ 215 mil. “As correntes sA?o parte importante da ancoragem de uma boia, pois sA?o elas que prendem o sinal na estrutura que garante a sua permanA?ncia no canal”, informou o engenheiro.
O Superintendente de Portos e Hidrovias, Pedro Obelar, frisou que a SPH A� responsA?vel pela manutenA�A?o das hidrovias de todo o Estado. “Manter o A�ndice de sinalizaA�A?o nos canais de navegaA�A?o A� tarefa fundamental para que a navegaA�A?o aconteA�a com seguranA�a”, salientou. A hidrovia que liga o Porto de Porto Alegre atA� o Porto de Rio Grande conta com 310 quilA?metros de extensA?o e recebe manutenA�A?o constante nos sinais e no desassoreamento nos trechos de canais artificiais.
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