SecretA?rio Beto Albuquerque defende interiorizaAi??A?o da Ferrovia Norte-Sul

Aug 18 2012
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Titular da Seinfra alerta que o traAi??ado proposto nA?o contempla os centros produtivos - DiculgaAi??A?o/Seinfra

O secretA?rio de Infraestrutura e LogAi??stica do RS, Beto Albuquerque, destacou a importA?ncia do pacote de investimentos em ferrovias no Brasil anunciado nesta semana pela presidente Dilma Rousseff, mas alerta que o traAi??ado apresentado Ai?? Ferrovia Norte-Sul nA?o vem ao encontro do debate de interiorizaAi??A?o feito com os Estados que integram o Conselho de Desenvolvimento e IntegraAi??A?o Sul (Codesul) junto ao MinistAi??rio dos Transportes.

Na avaliaAi??A?o de Beto Albuquerque, o projeto apresentado demonstra a preocupaAi??A?o do Governo Federal com a retomada de investimentos no modal ferroviA?rio brasileiro, tA?o necessA?rio ao paAi??s e que preencherA? um vazio ferroviA?rio de 250 quilA?metros atAi?? o Porto de Rio Grande, mas prioriza o traAi??ado litorA?neo, no qual nA?o contempla regiAi??es produtivas. “Este projeto irA? revitalizar as ferrovias, o que Ai?? muito bom, mas nA?o podemos ficar presos Ai??s ferrovias litorA?neas e longe dos nossos centros produtivos. AlAi??m disso, este traAi??ado pode beneficiar mais os portos do ParanA? e de SA?o Paulo em detrimento ao nosso Porto de Rio Grande, que Ai?? a ponta do sistema. Esta dinA?mica de revitalizaAi??A?o pode levar cargas para outros portos”, afirmou.

O secretA?rio de Infraestrutura disse que foi surpreendido pelo traAi??ado apresentado pelo governo e lembra que este itinerA?rio nA?o foi discutido com os Estados que integram o Codesul. Na sua opiniA?o, nA?o executar a segunda etapa da Ferrovia Norte-Sul seria um atraso para o desenvolvimento econA?mico dos estados do Sul. “Ai?? fundamental retomarmos o traAi??ado anterior, na qual priorizamos a interiorizaAi??A?o da ferrovia. NA?o podemos deixar os centros produtivos longe dos trilhos”, destacou ele, lembrando que o traAi??ado inicial da Ferrovia Norte-Sul partiria de Panorama (SP), passaria por ChapecA? (SC) e chegaria a Rio Grande (RS).

Logo apA?s o anA?ncio do pacote, o titular da Seinfra iniciou as tratativas com os secretA?rios de Infraestrutura do ParanA? e de Santa Catarina para retomar o debate junto Ai?? UniA?o. Beto garantiu ainda que irA? relatar a discordA?ncia com o traAi??ado proposto ao ministro dos Transportes, Paulo SAi??rgio Passos, na prA?xima segunda-feira, quando ele vier ao Rio Grande do Sul dar ordem de inAi??cio Ai??s obras de duplicaAi??A?o da BR-116, em Pelotas.

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