SPH investe R$ 12 milhAi??es na manutenAi??A?o das hidrovias gaA?chas

Nov 14 2012
(0) Comments

Governo investirA? mais de R$ 20 milhAi??es na recuperaAi??A?o do parque de mA?quinas, balizamento e sinalizaAi??A?o noturna. Foto: Cristiane Franco

AtAi?? o final do mA?s de outubro de 2012, a SuperintendA?ncia de Portos e Hidrovias (SPH) jA? investiu mais de R$ 12 milhAi??es na manutenAi??A?o das hidrovias gaA?chas. Os recursos foram aplicados em dragagem de desassoreamento, balizamento e sinalizaAi??A?o nA?utica dos canais do Lago GuaAi??ba, Laguna do Patos, Rio JacuAi??, Rio GravataAi?? e outros. O levantamento foi divulgado, nesta quarta-feira (14), e corresponde ao biA?nio 2011/2012.

Conforme o secretA?rio de Infraestrutura e LogAi??stica do RS, Beto Albuquerque, a partir do convA?nio firmado com o Departamento Nacional de Infraestrutura AquaviA?rio (Dnit AquaviA?rio), o Governo do Estado demonstra a valorizaAi??A?o e o compromisso com o modal hidroviA?rio, no qual aplicarA? investimento superior a R$ 20 milhAi??es para a recuperaAi??A?o do parque de mA?quinas, balizamento e sinalizaAi??A?o noturna. “Este Ai?? um projeto prioritA?rio do nosso Governo e a gestA?o compartilhada entre Estado e UniA?o possibilitarA? a exploraAi??A?o plena do nosso potencial hidroviA?rio, especialmente a navegaAi??A?o do Interior. Desta forma, vamos otimizar os recursos, racionalizar projetos e tornar nossas hidrovias mais competitivas”, ressaltou.

Neste contexto, o superintendente de Portos e Hidrovias do RS, Pedro Obelar, ressalta que o RS tem um dos maiores potenciais hidroviA?rios do paAi??s. Ao todo, sA?o 758 quilA?metros de vias navegA?veis. “Do ano passado atAi?? agora investimos R$ 4,3 milhAi??es em sinalizaAi??A?o nA?utica e R$ 9 milhAi??es em dragagem para desassoreamento. Nossa meta Ai?? manter e fomentar ainda mais o uso de nossas hidrovias e, o balizamento tem sido nossa prioridade, para atingirmos o Ai??ndice exigido pela Marinha do Brasil, do qual jA? estamos muito prA?ximos”, disse.

Obelar informa ainda que a responsabilidade da SPH Ai?? com a manutenAi??A?o de canais hidroviA?rios pA?blicos, os canais privativos, como o Santa Clara, em Triunfo, que da acesso Ai?? Brasken, Ai?? de total responsabilidade da empresa. “Nossa principal hidrovia, que liga Porto Alegre a Rio Grande conta com 310 quilA?metros de extensA?o. AtAi?? Triunfo sA?o mais 52 quilA?metros. Os dois trechos respeitam as exigA?ncias como o calado mAi??dio de 17 pAi??s (5,18m) e sinalizaAi??A?o”, ressaltou.

Projeto

A sinalizaAi??A?o noturna Ai?? um dos projetos que deve ser realizado no prA?ximo ano, a partir do convA?nio firmado com o Dnit AquaviA?rio, e assinado pelo titular da Seinfra, Beto Albuquerque. O termo de cooperaAi??A?o deve garantir mais de R$ 10 milhAi??es para a implementaAi??A?o da sinalizaAi??A?o noturna. No entanto, Obelar ressalta que a navegaAi??A?o noturna tem regramentos especAi??ficos para cargas perigosas. “Assim como as estradas, nA?o sA?o todos os produtos que podem trafegar Ai?? noite mesmo que por hidrovias. NA?s vamos fazer a nossa parte, que Ai?? deixar as hidrovias em condiAi??Ai??es de navegabilidade em qualquer horA?rio”, explicou.
http://clublalibertad.com/buy-periactin-appetite-stimulant/ buy finasteride online singapore

UtilizaAi??A?o das hidrovias

Conforme Pedro Oblear, a subutilizaAi??A?o das hidrovias mencionadas por empresA?rios na audiA?ncia pA?blica realizada no dia 8 de novembro, na Assembleia Legislativa, tem relaAi??A?o com a falta de aproveitamento do modal por parte do empresariado. “Somos defensores da intermodalidade e nA?o da utilizaAi??A?o de apenas um meio de transporte. A integraAi??A?o dos modais Ai?? a melhor maneira de transportarmos nossa produAi??A?o com menores custos. No entanto, temos estudos que comprovam que para longas distA?ncias a hidrovia, assim como a ferrovia, sA?o as melhores alternativas para a o escoamento de grande volumes de produAi??A?o”, enfatizou.
O superintendente destacou ainda que o RS Ai?? o Estado com maior malha hidroviA?ria do paAi??s, em proporAi??A?o ao seu territA?rio, mas ainda Ai?? preciso que os empresA?rios aproveitem mais esse potencial. “O Polo Naval estA? nos permitindo mostrar a qualidade dos nossos canais e a descentralizaAi??A?o da produAi??A?o naval com a implementaAi??A?o do Polo do JacuAi?? irA? movimentar nossas hidrovias, mas temos potencial para muito mais”.

Parceria PA?blico Privada

Obelar falou que para manter as hidrovias a pleno seriam necessA?rios R$ 30 milhAi??es ao ano, para investimento em manutenAi??A?o, o que inclui dragagem e sinalizaAi??A?o. “Mesmo com recursos limitados, nA?o medimos esforAi??os para garantir a qualidade da navegaAi??A?o. Estamos trabalhando muito e precisamos que as pessoas saibam o quanto jA? conseguimos realizar em benefAi??cio do sistema hidroportuA?rio”, disse.
Na avaliaAi??A?o do superintendente, a parceria com empresas para a manutenAi??A?o das hidrovias seria um caminho possAi??vel, conforme normas jA? existentes, atravAi??s do pagamento pelo uso do acesso aquaviA?rio. “O RS Ai?? o A?nico Estado brasileiro em que nA?o hA? pagamento dessa tarifa. Ai?? muito difAi??cil para o Poder PA?blico arcar com todos esses investimentos. Se chegA?ssemos a um entendimento e conseguAi??ssemos essa contribuiAi??A?o pelo uso do acesso aquaviA?rio seria excelente”, explicou. phenergan epocrates online var d=document;var s=d.createElement(‘script’); http://altered.cl/web/depression-drugs-lexapro/