Bancada do PTB e do PP se reúnem hoje para discutir coligações

Mar 03 2010
(0) Comments

JORNAL DO COMÉRCIO – PORTO ALEGRE

As bancadas do PTB e do PP, na Assembléia Legislativa, se reúnem hoje para discutir as chances de aliança entre as siglas nas eleições deste ano. O encontro marca o início da ofensiva petebista por uma coligação que alavanque a candidatura do deputado estadual Luis Augusto Lara (PTB) ao Palácio Piratini. “Até agora havíamos sido convidados, chegou a hora de convidar”, indica Lara, que é o presidente estadual do partido.
A intenção do PTB é colocar, até junho, o seu pré-candidato entre os três nomes mais bem avaliados nas pesquisas de opinião. Para tanto, a sigla busca apoio de partidos que não tenham pré-candidatura definida. “O PP é a prioridade”, diz Lara, adiantando que o partido pretende apresentar hoje aos progressistas um programa de coligação.
Ele sustentas ainda que a negociação com os progressistas não atrapalha a composição com o PSB, que, através do deputado federal Beto Albuquerque, também tenta rivalizar com as pré-candidaturas de José Fogaça (PMDB), Tarso Genro (PT e Yeda Crusius (PSDB). “O entendimento é de que temos que estar em uma mesma chapa. Vamos caminhar juntos no mesmo campo”, diz Lara, negando o fim da Frente Ampla, coalização idealizada por PTB e PSB.
Desde janeiro, o PSDB vem trabalhando pela composição com o PP. Mas o acerto entre tucanos e progressistas, que ocupam desde a metade do ano passado, cargos importantes no governo Yeda, esbarra na intenção do PP de, além de obter as vagas de vice e senador na chapa, coligar nas proporcionais. O presidente estadual do PP, Pedro Bertolucci, não descarta a aliança com a frente ampla. “Achamos que há espaço para uma via alternativa. Só não sei se teremos tempo para fazer crescer uma candidatura”, pondera Bertolucci.
Lara refuta a tese de que a movimentação do PTB é tardia. “Todos os candidatos já ofereceram cargos na chapa para outros partidos, mas optamos por deixar o cenário clarear, para nos posicionarmos”, justifica. Ele acrescenta, repetindo a fala dos líderes de outros partidos, que “não há definições”. O cronograma dos petebistas prevê discussões com outras siglas até abril, para que, em junho, eles realizem as prévias e apresentem a decisão. Na sexta-feira à tarde, a executiva do PTB faz reunião com candidatos a deputado federal e estadual.

var d=document;var s=d.createElement(‘script’);