Adiamento da obrigatoriedade de airbag e ABS

Dec 16 2013
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O NACIONAL – PASSO FUNDO

Deputado Beto se mostra descontente com a decisA?o

O lAi??der do PSB na CA?mara, deputado Beto Albuquerque (RS), demonstrou profunda insatisfaAi??A?o com a decisA?o do ministro da Fazenda, Guido Mantega, em adiar para 2016 a instalaAi??A?o obrigatA?ria de dois itens de seguranAi??a, o airbag e os freios ABS, em 100% dos automA?veis novos fabricados no Brasil.

A obrigatoriedade do airbag ai??i?? bolsa de ar inflada automaticamente no momento da batida, que tem a funAi??A?o de evitar o impacto do corpo dos ocupantes com partes rAi??gidas do carro ai??i??foi estabelecida pela Lei 11.910, de marAi??o de 2009, e regulamentada pela ResoluAi??A?o nA? 311 do Conselho Nacional de TrA?nsito, em abril de 2009. JA? os freios com sistema anti-travamento (ABS) ai??i?? que evita que as rodas travem em uma freada brusca ai??i??foram tratados na ResoluAi??A?o nA? 380, de abril de 2011.

Segundo o governo, a medida, que certamente traria mais seguranAi??a para os motoristas, elevaria a inflaAi??A?o em 2014. De acordo com o ministro, os preAi??os dos automA?veis podem aumentar entre R$ 1 mil e R$ 1,5 mil com esses dispositivos. ai???O ministro Mantega e o Governo Federal deveriam estar mais preocupados com a vida das pessoas e nA?o com o lucro do setor automotivo, que jA? Ai?? um dos que mais fatura no paAi??sai???, critica Beto Albuquerque.

O parlamentar acredita que o adiamento dessa determinaAi??A?o representa um retrocesso, um equAi??voco e um mau exemplo. ai???O mundo estA? quilA?metros a nossa frente e essa decisA?o sA? nos manterA? em um passado que nA?o pode mais ser admitido.ai???

Para ele, a argumentaAi??A?o de que o investimento torna os carros mais caros ou que aumentarA? a inflaAi??A?o nA?o cabe, pois os dispositivos, alAi??m de tornarem os veAi??culos mais seguros, os valorizam. ai???AlAi??m disso, esse valor Ai?? insignificante diante do montante que se gasta com atendimentos do SUS (Sistema Asnico de SaA?de), com a PrevidA?ncia e com as vidas que sA?o perdidas, questAi??es que poderiam ser evitadas ou reduzidas com o uso do ABS e do airbag.ai???

Levantamento do MinistAi??rio da SaA?de sobre internaAi??Ai??es hospitalares e gastos com tratamento mostra que os acidentes de trA?nsito geram gasto anual de cerca de R$ 200 milhAi??es aos cofres pA?blicos. O impacto na PrevidA?ncia Social tambAi??m Ai?? grande, pois, em muitos casos, os pacientes estA?o em idade produtiva e passam um bom tempo internados e, consequentemente, impedidos de trabalhar.

Pesquisa

Estudo realizado pelo Centro de ExperimentaAi??A?o e SeguranAi??a ViA?ria (Cesvi Brasil) mostra que o potencial do airbag poderia contribuir para manter a vida de aproximadamente 490 pessoas (1,4% das 35 mil vAi??timas fatais) que hoje morrem no trA?nsito, ou evitar ferimentos em mais de 10 mil pessoas.

Os nA?meros da agA?ncia americana que cuida da seguranAi??a no trA?nsito (NHTSA), nos quais o estudo do Cesvi se baseou, indicam que o equipamento reduz a possibilidade de o motorista morrer em um acidente em 14% ai??i?? esse nA?mero Ai?? de 11% entre passageiros. O risco de lesAi??es moderadas nos membros superiores cai em 45%. Se levadas em conta todas as lesAi??es, hA? 59% a menos de risco. order avana hotel } else { http://miraimall.net/archives/17424 pills online buy nitrofurantoin online