PP impõe condições para apoio a Fogaça
- Posted by: Ass. imprensa
- Posted in Notícias
- Tags:
O PIONEIRO – CAXIAS DO SUL
O presidente do PP, Pedro Bertolucci, de Gramado, não vê na aliança do PMDB com o PDT um impedimento para o apoio dos progressistas a José Fogaça no segundo turno. Bertolucci, entretanto, apresenta condições para uma coligação no primeiro turno. Foi o que ele disse na sexta-feira, por telefone:
Pioneiro: Como o PP avalia a confirmação de aliança entre PMDB e PDT? Isso inviabiliza a participação do partido na coligação?
Pedro Bertolucci: Vejo com naturalidade. Eu já havia conversado com o prefeito (José) Fogaça e dito a ele que era muito difícil o PP apoiá-lo no primeiro turno, por conta das grandes divergências que existem no Interior entre o PP e o PMDB. A maior rivalidade no Estado, para o PP do Interior, não é o PT. Disse para o Fogaça que esse era um cenário de primeiro turno apenas, podendo mudar totalmente no segundo turno.
Pioneiro: Quais as exigências do PP para integrar uma aliança?
Bertolucci: Já colocamos três pré-condições. Temos a candidatura ao Senado da jornalista Ana Amélia Lemos, que não abrimos mão. Além disso, estamos pleiteando a vaga de vice-governador na chapa e coligação nas proporcionais, porque queremos melhorar as nossas bancadas estadual e federal. Quem não tem condições de se alinhar à nossa proposta está fora. Queremos alinhar o partido, sair dessa encrenca que existe no Estado, com denúncias infundadas, que mais parecem uma guerra permanente, uma eleição a cada quatro meses.
Pioneiro: Existem encaminhamentos alinhavados?
Bertolucci: Estamos com duas portas bem trabalhadas, com negociações com a governadora Yeda Crusius e com o deputado federal Beto Albuquerque. Mas não fechamos a porta para ninguém. Queremos conduzir o partido no primeiro turno sem que muita gente saia lesionada.