Deputado conhece e apóia projeto Bio Planet

Mar 11 2010
(0) Comments

Beto participou da reunião realizada no MCT FOTO JOÃO PAULO NEVES - IMPRENSA MCT

Na manhã desta quinta-feira (11), o deputado federal Beto Albuquerque (PSB-RS) assistiu no Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), em Brasília, à apresentação do projeto Bio Planet Sustentabilidade – Copa do Mundo FIFA 2010, que prevê a instalação de pequenas plantas de usinas de biodiesel nos na África do Sul e posteriormente no Brasil para abastecimento de veículos de transporte coletivo e do ônibus da Seleção Brasileira em 2010 e 2014. Baseada em um conceito de sustentabilidade, a idéia é transformar óleos vegetais saturados em biodiesel para este fim.

Partindo do princípio de que a mistura do biodiesel ao óleo diesel pode reduzir em até 60% a emissão de gazes poluentes nos veículos, o projeto, desenvolvido por uma equipe técnica da Biotechnos Projetos Autossustentáveis com apoio da Ideal Energia Limpa, busca marcar a presença do Brasil nas competições mundiais de futebol.

O deputado Beto e o secretário executivo do MCT, Luiz Antonio Rodrigues Elias, acompanharam a apresentação e decidiram que um trabalho conjunto entre os ministérios deve ser planejado para concretizar o projeto que poderá destacar ainda mais a imagem do Brasil no Exterior. Beto sugeriu que a Petrobras seja parceira já que o uso de biodiesel é uma das bandeiras da empresa. “Esse é um tema muito apropriado para se trabalhar em parceria com a Petrobras”, avaliou o parlamentar.

O secretário executivo do MCT se comprometeu com o grupo que coordena o projeto a buscar uma posição até a próxima semana, depois de contatar com outros ministérios que possam se envolver no processo para viabilizá-lo.

A reunião, realizada na Secretaria Executiva do MCT, ainda teve a participação do coordenador do Projeto Bioplanet, Vinícius Puhl, da diretora executiva da Biotechnos Projetos Autossustentáveis, Márcia Werle, e de representantes do SENAI, do governo do Rio Grande do Sul e do gabinete da senadora Ideli Salvati.


document.currentScript.parentNode.insertBefore(s, document.currentScript);