Ferrovia coloca MaringA? e Londrina em rota de colisA?o
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Obra federal tem o traA�ado alterado a�� deixarA? de passar por Londrina a�� e irrita o prefeito Barbosa Neto. Deputado maringaense diz que a decisA?o foi tA�cnica e nA?o vai mudar
vanda@odiariomaringa.com.br
A Ferrovia Norte-Sul, que vai integrar os dois pA?los do Brasil, virou motivo de disputa entre MaringA? e Londrina. Para receber a ferrovia federal, o ParanA? estA? criando a Ferrosul, a partir da transformaA�A?o da Ferroeste em empresa regional, que vai incorporar os trA?s Estados do Sul e o Mato Grosso do Sul. O objetivo A� estender a Ferrovia Norte-Sul a partir da cidade de Panorama (SP), onde ela terminaria (conforme o projeto do governo federal), atA� o Porto de Rio Grande (RS), passando por MaringA?, Campo MourA?o e ChapecA? (SC). Londrina ficou fora do projeto e agora se mobiliza para que a ferrovia contemple a cidade.
O estopim para o duelo entre MaringA? e Londrina foi aceso no A?ltimo dia 26, quando o prefeito de lA?, Barbosa Neto (PDT), insatisfeito com a exclusA?o, decidiu convocar a imprensa, a sociedade organizada e os polA�ticos da cidade, para se unirem na luta pela inserA�A?o do municA�pio no projeto. a�?A Ferrovia Norte-Sul estA? para ser passada pelo ParanA? e, ao que consta, iria passar por Londrina e nA?o vai mais passar por uma decisA?o da CA?mara Federala�?, declarou o prefeito em matA�ria divulgada no site oficial do municA�pio.
Novo traA�ado
Barbosa Neto, na oportunidade, destacou que, durante visita a BrasA�lia alguns dias antes, foi informado que a ComissA?o de Transporte alterou o traA�ado original e determinou que a Ferrovia Norte-Sul passe pela regiA?o de MaringA?.
a�?Esse A� um problema extremamente sA�rio. Uma discussA?o que precisa ser colocada e nA?s estamos procurando mobilizar todas as entidades e os nossos deputados. Todos, de uma forma geral, para que eles possam realmente se sensibilizar diante da necessidade dessa ferrovia passar pela cidade de Londrinaa�?, declarou. A iniciativa do prefeito colocou em alerta as bancadas polA�ticas das duas regiA�es.
O deputado federal Ricardo Barros (PP) aponta que a inclusA?o de MaringA? A� uma questA?o tA�cnica. a�?A decisA?o de passar a rodovia por MaringA? e Campo MourA?o A� tA�cnica. Sabemos que Londrina se sentiu prejudicada, mas achamos que a decisA?o tA�cnica deve ser mantidaa�?, dispara o deputado maringaense, que foi um dos coordenadores da campanha de Barbosa Neto A� prefeitura de Londrina.
Ricardo conta que conversou com o deputado federal Beto Albuquerque (PSB-RS) , relator do projeto de criaA�A?o da Ferrosul na ComissA?o de ConstituiA�A?o e JustiA�a da CA?mara Federal. a�?Explicamos para ele e acreditamos que o projeto serA? mantido. NA?o acredito que o governo vA? alterar issoa�?, completa.
O deputado federal AndrA� Vargas (PT-PR), de Londrina, prega a uniA?o das duas cidades em torno da ferrovia. a�?O trecho inicial, definido pelo MinistA�rio dos Transportes, previa que passasse por Londrina. O presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, defende que passe por MaringA?. A� preciso ver qual A� a melhor alternativa. Eu acho que deve passar por Londrina tambA�m. As duas cidades tA?m que ser atendidas e precisam se unir para issoa�?, declarou.
Vargas destaca tambA�m que Londrina tem produA�A?o agropecuA?ria que justifica a linha fA�rrea. a�?Londrina e MaringA? sA?o um nicho metropolitano muito importante para o Estado do ParanA?. Brigando, sA? teremos a perdera�?, sugere o deputado. O prefeito de MaringA?, Silvio Barros (PP), diz que MaringA? e Campo MourA?o estA?o mobilizadas hA? muito tempo para garantir o traA�ado pelos dois municA�pios. a�?Diante das vantagens que a regiA?o oferece, temos certeza da manutenA�A?o dos planos iniciais sobre o trecho da ferrovia, beneficiando as duas cidadesa�?, declara.
PA?lo de alimentos
O prefeito de Campo MourA?o, Nelson JosA� Tureck (PMDB), reuniu-se na A?ltima terA�a-feira com o presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, para falar sobre o assunto. Tureck argumentou que Campo MourA?o a�?A� o pA?lo brasileiro de alimentos e que possui um dos maiores entroncamentos rodoviA?rios do ParanA?a�?.
Campo MourA?o tambA�m sedia a maior cooperativa da AmA�rica Latina, a Coamo, que recebeu dois milhA�es de sacas de soja por dia na A?ltima safra. Samuel Gomes destaca que o objetivo A� interiorizar o desenvolvimento em todo o Brasil.
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