HA? 10 anos Beto tem plano para recuperar ponte do GuaA�ba
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Ex-secretA?rio dos Transportes do Rio Grande do Sul, o deputado federal Beto Albuquerque (PSB/RS) afirma que as recentes declaraA�A�es de JosA� Serra e Dilma Rousseff, candidatos A� PresidA?ncia da RepA?blica que lideram as pesquisas, de que priorizarA?o a recuperaA�A?o da ponte do GuaA�ba sA?o alentadoras e certamente deixam os gaA?chos felizes, mas pondera que hA? questA�es a serem esclarecidas e relembradas.
Em 2001, portanto hA? nove anos, Beto elaborou projeto jA? prevendo que nos cinco anos seguintes, atA� 2006, esta travessia pela ponte mA?vel que liga o Sul do Estado com as demais regiA�es ficaria cada vez mais complicada. Trata-se do Plano Integrado de Transporte (PIT), com diagnA?stico assustador.
Inaugurada em 1958, a ponte se transformou num dos principais gargalos do Estado, por onde o fluxo de veA�culos aumentou ano a ano. Os motivos foram o aumento do fluxo de carros nas BRs 116 e 290, de navios pelas A?guas do GuaA�ba e, ainda, com a ampliaA�A?o da Refinaria Alberto Pasqualini. Isso tudo era previsA�vel. Mas agora tem ainda o agravante do PA?lo Naval de Rio Grande, que amplia ainda mais o uso da ponte, que jA? tem 52 anos de vida.
Beto lamenta a perda de tempo dos governos que, mesmo com o Plano Integrado de Transporte pronto para ser implementado, esperaram nove anos para hoje chegar a conclusA?o que o problema era realmente sA�rio. a�?Coordenei, entre 2001 e 2002, a elaboraA�A?o do PIT, mas infelizmente o projeto foi engavetado na AssemblA�ia Legislativaa�?, lamentou o parlamentar.
O PLANO
No dia 20 de marA�o de 2006 o plano foi apresentado na ComissA?o de Infraestrutura da FederaA�A?o das IndA?strias do Estado do RS (Fiergs), um estudo tA�cnico de construA�A?o de uma nova ponte com vA?o fixo e altura de 40 metros que permitirA? a passagem livre de navios. Com 2,5 mil metros de extensA?o e duas pistas, a ponte ligaria a Rua Dona Teodora, no comeA�o da freeway, A� BR 116, na direA�A?o da regiA?o Sul do Estado, com um investimento que na A�poca era calculado em R$ 337 milhA�es.
Debatida com diversos setores econA?micos, polA�ticos e sociais do Rio Grande do Sul, a proposta de Beto tem quase 10 anos de existA?ncia. a�?O projeto nA?o foi em frente porque governantes tA?m feito ouvidos moucos e agora candidatos falam no assunto como se fosse uma grande cartada delesa�?, critica o deputado federal.
Na A�poca, o projeto apontava que 10,2 milhA�es de veA�culos trafegam no trecho a cada ano. O vA?o era iA�ado, em mA�dia, trA?s vezes por dia, provocado paralisaA�A�es de atA� 15 horas por mA?s no trA?nsito. AlA�m do custo econA?mico, que era de R$ 124 milhA�es devido A� espera dos caminhA�es durante o iA�amento, o plano prevA? que em trA?s anos de uso a nova ponte estaria paga. AlA�m disso, a obra pode ser executada pela concessionA?ria do trecho, por meio de parceria pA?blico-privada, ou pelo governo federal. a�?Colocar um projeto desse porte em prA?tica exige visA?o estratA�gica, responsabilidade e ousadia. A� isso que esperamos de nossos governantesa�?, conclui.
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