Pronunciamento em homenagem aos 90 anos do Hospital São Vicente de Paulo

Jun 25 2008
(0) Comments

[24/06/2008]

O deputado Beto Albuquerque pronuncia o seguinte discurso. Senhor Presidente, senhoras e senhores deputados. Nesta terça-feira, 24 de junho, o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), da minha terra, Passo Fundo comemora 90 anos de fundação. O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) é uma instituição de referência em saúde, para a qual tenho tido a satisfação de encaminhar recursos do orçamento geral da União, através da destinação de emendas individuais ao OGU. Tenho defendido em minha atuação parlamentar, de forma contundente, a manutenção do caráter filantrópico do hospital, que garante o trabalho, a assistência e a promoção da saúde desta instituição que se encaminha para o seu centenário.

Senhor Presidente, também gostaria de saudar a todos os médicos, enfermeiros, enfermeiras e a todo o corpo clínico e a todos os funcionários do Hospital, que de forma competente têm desempenhado suas atividades. Tenho testemunhado, nas inúmeras visitas que fiz ao hospital, a dedicação de todos os profissionais que fazem diariamente e de forma ininterrupta o atendimento de qualidade aos pacientes. Também quero saudar o presidente do HSVP, Décio Ramos de Lima, o Administrador do HSVP, Ilário Jandir De David; o Diretor Médico, Dr. Rudah Jorge e o Vice-Diretor Médico, Dr. Julio Stobbe.

O Hospital São Vicente de Paulo atende uma macro região de mais de 440 municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Sudeste e Centro-oeste do país. Dentre estes, 60% dos atendimentos são provenientes de outros municípios e 40% de Passo Fundo.

Com a visão estratégica de “ser referência em saúde”, o HSVP consolidou-se ao longo dos seus 90 anos como a “Marca da Saúde”, conceito que se expandiu aproximando regiões geográficas e fortalecendo a imagem da instituição e do município de Passo Fundo no âmbito de uma região de dois milhões de habitantes.

O HSVP possui 560 leitos e caracteriza-se por ser um hospital completo em medicina de alta complexidade, sendo referência em cardiologia, cirurgia vascular, cirurgia cardiovascular, ortopedia e traumatologia, eletrofisiologia, nefrologia, neurocirurgia, oncologia e transplantes, além de atuar nas áreas de internação hospitalar, serviços ambulatoriais e engenharia biomédica.

Qualificação de recursos humanos e tecnológicos é constatada no Centro de Diagnóstico, Centro Oncológico, Centro Cárdio-Neuro-Vascular e unidade de Emergência regional. Atualmente, o HSVP possui 2.300 funcionários e um corpo clínico aberto composto por mais de 600 profissionais especialistas, mestres e doutores. Em 2007, o HSVP teve 29.262 internações; 70,64% capacidade instalada destinada ao SUS; 94,09% taxa de ocupação hospitalar; mais de um milhão de exames 8 milhões de investimentos em equipamentos e construções e 2.108 nascimentos.

Para marcar a data de aniversário, direção e funcionários elaboraram programação que será realizada durante o ano. Eventos científicos, atividades culturais e artísticas, homenagens, inaugurações, publicações e festividades vão envolver funcionários, corpo clínico e sociedade em geral. Ao longo de 2008, o HSVP irá inaugurar as novas instalações do CTI Pediátrico e Neonatal, Hemodinâmica e Centro Cirúrgico.

O Hospital São Vicente de Paulo, de Passo Fundo, é fruto de uma associação civil, que desejava agasalhar doentes e pobres, dar-lhes médico, remédios e o conforto material e espiritual que fosse possível …”, conforme o estatuto transcrito no capítulo que conta a história de fundação do HSVP, de autoria de Welci Nascimento, professor e membro da Academia Passo-fundense de Letras, no livro intitulado, A Igreja Católica na construção da cidadania passo-fundense.

Na época, havia, na cidade, o Hospital de Caridade, atual Hospital da Cidade, e a diretoria do Hospital São Vicente de Paulo propôs uma fusão entre os dois hospitais, o que não se concretizou. Foi assim que a Sociedade de São Vicente de Paulo (vicentinos), tratou de arrendar um prédio na rua Paissandu, 16, onde, depois de algumas reformas, foi instalado o hospital. A casa media 20 metros de frente por 12 de fundos e o terreno abrangia quase uma quadra urbana.

Nos percalços da gripe espanhola, entre doentes e vítimas, o abnegado grupo de vicentinos e pessoas de expressão na comunidade passo-fundense reuniram-se e fundaram uma casa de saúde para atender os necessitados da epidemia.

Consta nos anais do Hospital São Vicente de Paulo que, aos 4 de novembro de 1918, o hospital agasalhou os primeiros doentes atacados da epidemia Influenza Espanhola, cujo número foi sucessivamente aumentando. Durante a gripe espanhola foram tratados 76 doentes no hospital, sendo que 15 faleceram (4 crianças e 11 adultos), todos confortados com os santos sacramentos.

Há que se destacar o empenho do padre João Rafael Iop, fundador do hospital, juntamente com a Conferência Vicentina Nossa Senhora Aparecida, no sentido de socorrer os pobres naquele período de epidemia, que surpreendeu a todos.

Graças ao HSPV temos em Passo Fundo um grande Pólo Médico-hospitalar . É um orgulho ter esta referência em saúde no Rio Grande do Sul. Portanto, é esta a homenagem que faço ao Hospital São Vicente de Paulo, de Passo Fundo, que, ao completar 90 anos, é um exemplo a ser seguido.

Muito obrigado.

Deputado Beto Albuquerque