Frente em Defesa do Trânsito será instalada na Câmara

Sep 15 2003
(0) Comments

Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa, 15/09/2003
Frente em Defesa do Trânsito será instalada na Câmara

Na próxima quarta-feira, 17/9, o vice-líder do governo na Câmara Beto Albuquerque (PSB-RS) irá instalar oficialmente a Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro. A Frente já conta com 60 deputados e três senadores. Segundo Beto, a Frente terá a missão de provocar a discussão de forma pública e contundente sobre a violência no trânsito brasileiro.
Não foram as guerras ou a violência urbana que matou mais no ano passado em todo o mundo, mas o trânsito. Essa realidade, que é especialmente brasileira, deve ser mudada, afirma o ex-secretário dos Transportes no governo passado no Rio Grande do Sul.

Segundo ele, pelos dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2002, 1,2 milhão de pessoas morreram em acidentes de trânsito, enquanto os homicídios fizeram 600 mil vítimas e as guerras 300 mil. No Brasil, a taxa de mortes no trânsito é de 6,80 para cada 10 mil veículos, enquanto nos Estados Unidos é de 1,93 e na França 2,35. O resultado no país são 20 mil vítimas fatais por ano e outras 375 mil com seqüelas.

Para Albuquerque, essa realidade pode ser alterada por meio de educação pública e participação da sociedade em campanhas de conscientização, do aumento da segurança no trânsito e da fiscalização e do aperfeiçoamento do Sistema Nacional de Trânsito. A criação da Frente servirá para provocar o debate público, ampliar a conscientização e tratar no Congresso e com o governo do aperfeiçoamento do sistema de trânsito no país, explica.