Alca é discutida por Parlamento Latino-americano em Brasília

Oct 22 2003
(0) Comments

Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa, 22/10/2003
Alca é discutida por Parlamento Latino-americano em Brasília
O vice-líder do governo na Câmara Beto Albuquerque (PSB) afirma que o debate sobre a criação da Área de Livre Comércio das Américas (Alca) deve atender ao interesse dos povos americanos e não se limitar às relações de comércio entre as nações. Neste contexto, queremos tratar de qual Alca mais nos interessa. Queremos dizer que respeitamos as economias norte-americana e européia, que não buscamos a confrontação, mas que estamos dispostos a defender os nossos interesses econômicos, sociais, políticos, disse Beto, ao final da abertura do Encontro do Parlamento Latino-Americano (Parlatino), na noite de segunda-feira, na Câmara dos Deputados.

Convidado por Beto Albuquerque, participou do seminário o vereador Marcos Cittolin (PSB). Os dois estiveram, antes do evento, com o presidente da Câmara, João Paulo Cunha, o presidente do Parlatino, deputado brasileiro Ney Lopes, e com o primeiro vice-presidente do legislativo, Inocêncio de Oliveira.

Segundo Beto, o debate sobre a Alca vai permitir ao Brasil dizer não só qual o tipo de relação comercial que quer manter com os demais países, mas também o padrão da agricultura, da indústria, enfim, o modelo de desenvolvimento nacional e das suas relações internacionais. Não teremos vergonha de defender os interesses do nosso país, mesmo que isso contrarie objetivos dos Estados Unidos ou do bloco europeu. A diplomacia brasileira irá trabalhar para conseguir o melhor acordo possível, uma Alca que não imponha nem impeça, que seria o meio termo entre a vontade dos mais ricos e a dos mais pobres, afirma.