Definida data para negociar liquidação do crédito educativo
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Geral, Notícias
- Tags:
Assessoria de Imprensa
Assessoria de Imprensa, 04/03/2004
Definida data para negociar liquidação do crédito educativo
A partir do próximo dia 23, a Caixa Econômica Federal (CEF) começa a negociar a quitação de 200 mil contratos de ex-estudantes em dívida com o Programa de Crédito Educativo (Creduc). A definição ocorreu na noite de ontem (quarta-feira).
A negociação foi proposta pelo vice-líder do governo Beto Albuquerque (PSB) que, durante quatro meses coordenou um grupo de trabalho interministerial para estudar a proposta. O resultado foi a edição da medida provisória 141, assinada em dezembro pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A idéia não é renegociar dívidas e contratos em dia, mas liquidar a carteira do Creduc. Por isso, propomos descontos altos, explica Albuquerque.
A MP beneficia inadimplentes e também quem está em dia com os pagamentos.Os primeiros terão desconto de 80% e os adimplentes de 90%. O prejuízo da CEF com a inadimplência chega a R$ 2 bilhões. Segundo o vice-líder, o programa de crédito educativo revelou-se incapaz de permitir o financiamento do ensino superior em condições viáveis de pagamento. O custo é muito alto e, por isso, milhares de estudantes terminaram o curso com o diploma em uma mão e na outra o registro de devedor, afirma. A Caixa fará uma campanha publicitária para informar os interessados.